Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMiranda, Geralda Luiza de-
dc.contributor.otherMesquita, Ana Cleusa (Colaborador)-
dc.contributor.otherJaccoud, Luciana (Colaborador)-
dc.contributor.otherPires, Roberto (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-06-13T14:41:54Z-
dc.date.available2013-06-13T14:41:54Z-
dc.date.issued2012-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1171-
dc.description.abstractNeste trabalho é analisada a influência das preferências sociais e políticas e das instituições sobre a formulação e a implementação da política brasileira de garantia de renda não contributiva para pessoas com deficiência e idosas, denominada Benefício de Prestação Continuada (BPC). O argumento que orienta a análise é o de que os avanços e os recuos na evolução dessa política relacionam-se com o grau de convergência entre as preferências dos atores sociais e as dos atores políticos e com o tipo de estrutura institucional na qual eles interagiram. Na formulação, são distinguidas duas fases – a constitucionalização do direito, em 1988, e sua regulamentação pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), em 1993 –, que se diferenciam quanto ao efeito do grau de abertura institucional às preferências sociais sobre o escopo do BPC. Na implementação, verifica-se que mudanças nas preferências de atores políticos em posições estratégicas relacionam-se com variações no grau de responsividade política e de insulamento da burocracia e, correlativamente, com restrições e avanços no BPC, o que permite distinguir também duas fases (da Loas até o Estatuto do Idoso, em 2003; deste até o final da pesquisa, em 2010).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePreferências, instituições e política na reformulação e implementação do benefício de prestação continuadapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1734: Preferências, instituições e política na reformulação e implementação do benefício de prestação continuadapt_BR
dc.title.alternativePreferences, institutions and policy in redesigning and implementing continuous benefitspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical42 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordBenefício de Prestação Continuada (BPC)pt_BR
dc.subject.keywordAssistência socialpt_BR
dc.subject.keywordLei orgânica da assistência socialpt_BR
ipea.description.objectiveDistinguir as condições que se mostraram necessárias e suficientes para a criação, no sistema de proteção social brasileiro, da política de garantia de renda não contributiva para pessoas com deficiência e idosas, e apontar algumas das condições que são necessárias para sua consolidação e sustentabilidade no longo prazo.pt_BR
ipea.description.methodologyAnálise dos anteprojetos da Constituição e daqueles elaborados pelas subcomissões da Assembleia Nacional Constituinte, e investigação: da estrutura regulatória do Benefício de Prestação Continuada (BPC) (leis, decretos, normativas); dos projetos de lei apresentados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; e das deliberações das conferências nacionais da área.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1734pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractHerein, the influence of institutions and of social and political preferences upon the design and the implementation of the Brazilian non contributive income cash transfer to the elderly and disabled poor – Benefício de Prestação Continuada (BPC) – is analyzed. The main argument is that forward and backward movements throughout the policy process were related to the degree of convergence of the social and political stakeholder’s preferences as well as to the institutional environment where they interacted. Two stages are distinguished by particular events during the design period, the end of the first being the appearance of BPC as a Constitutional right, in 1988, and the end of the second marked by its final regulation in the Brazilian Social Assistance Law – Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), 1993. Such stages are distinct in regard to the influence of the institutional openness to social preferences about the BPC design. Along the implementation period, changes in key political stakeholder’s preferences were related to variations in the degree of political responsiveness and bureaucratic insulation, leading to restrictions and improvement in BPC. This period can also be divided in two stages, from Loas, 1993, to the Elder Person Protection Act (Estatuto do Idoso) in 2003, and then on.pt_BR
ipea.researchfieldsProteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidadespt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1734.pdf691.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.