Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11725
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n32_art3_subsidios_proposicoes.pdf370.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Subsídios e proposições preliminares para um debate sobre o magistério da educação básica no Brasil
Authors: Nascimento, Paulo Augusto Meyer Mattos
Silva, Carolina Andrade
Silva, Paulo Henrique Dourado da
Abstract: Discute as rotas institucionais para o exercício das carreiras de magistério da educação básica são eficazes no país – e o que poderia ser feito para incrementá-las neste sentido. Com o intuito de contribuir para esse debate, este artigo discorre brevemente, na seção 2, sobre o magistério na estrutura da educação nacional, antes de abordar, na seção 3, três das questões centrais no debate sobre a docência na educação básica – titulação adequada, precarização dos vínculos de trabalho e baixa atratividade financeira da carreira. A seção 4 traz as conclusões e sugere possíveis encaminhamentos gerais de política para a construção de um modelo nacional de certificação e recrutamento para o magistério da educação básica.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.