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dc.contributor.authorSantana, Ricardo da Silva-
dc.contributor.authorBracarense, Lílian dos Santos Fontes Pereira-
dc.contributor.authorAragão, Joaquim José Guilherme de-
dc.contributor.authorShimoishi, José Matsuo-
dc.coverage.spatialRio Tocantinspt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T17:23:13Z-
dc.date.available2023-02-15T17:23:13Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11767-
dc.description.abstractEste artigo aborda a importância de se fazer uma análise quantitativa, utilizando-se dados históricos de projetos reais, a respeito dos riscos inerentes a uma parceria público-privada (PPP) do tipo DBFMO (design, build, finance, maintain, operate) para o setor hidroviário, abordando o caso específico da hidrovia do Tocantins. A análise é guiada pelas etapas do gerenciamento de risco descritas pelo Project Management Institute (PMI), passando pela identificação e análise qualitativa de riscos e, posteriormente, a análise quantitativa. Aplicando-se a simulação de Monte Carlo com dados referenciais de contratos anteriores, foi obtido um valor monetário esperado (VME) da implantação da hidrovia, levando em consideração os riscos altos para esse empreendimento, em suas diversas fases de implantação.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAlocação e quantificação de riscos de implantação de projetos hidroviários : caso do Rio Tocantinspt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 275-297 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Fluvial e Lacustrept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência da Terra. Ciência Espacial::Hidrologia. água::Rede Hidrológica::Rede Hidroviáriapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAnálise de riscopt_BR
dc.subject.keywordHidroviapt_BR
dc.subject.keywordSimulação de Monte Carlopt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11314pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 58, abr./ jun 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper discusses the importance of a quantitative risk analysis in a public private partnership DBFMO type (design, build, finance, maintain, operate) applied to the waterway sector, addressing the specific case of the waterway of the Tocantins. The analysis is guided by risk management steps described by PMI, through identification and qualitative risk analysis and quantitative analysis. Applying Monte Carlo simulation with data from previous contracts, expected monetary value (VME) of the waterway was retrieved, including the high risks for this enterprise, in their various stages of deployment.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Artigos

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