Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11767
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Ricardo da Silva | - |
dc.contributor.author | Bracarense, Lílian dos Santos Fontes Pereira | - |
dc.contributor.author | Aragão, Joaquim José Guilherme de | - |
dc.contributor.author | Shimoishi, José Matsuo | - |
dc.coverage.spatial | Rio Tocantins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T17:23:13Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T17:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11767 | - |
dc.description.abstract | Este artigo aborda a importância de se fazer uma análise quantitativa, utilizando-se dados históricos de projetos reais, a respeito dos riscos inerentes a uma parceria público-privada (PPP) do tipo DBFMO (design, build, finance, maintain, operate) para o setor hidroviário, abordando o caso específico da hidrovia do Tocantins. A análise é guiada pelas etapas do gerenciamento de risco descritas pelo Project Management Institute (PMI), passando pela identificação e análise qualitativa de riscos e, posteriormente, a análise quantitativa. Aplicando-se a simulação de Monte Carlo com dados referenciais de contratos anteriores, foi obtido um valor monetário esperado (VME) da implantação da hidrovia, levando em consideração os riscos altos para esse empreendimento, em suas diversas fases de implantação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Alocação e quantificação de riscos de implantação de projetos hidroviários : caso do Rio Tocantins | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 275-297 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Fluvial e Lacustre | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência da Terra. Ciência Espacial::Hidrologia. água::Rede Hidrológica::Rede Hidroviária | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de risco | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hidrovia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação de Monte Carlo | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11314 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 58, abr./ jun 2021. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper discusses the importance of a quantitative risk analysis in a public private partnership DBFMO type (design, build, finance, maintain, operate) applied to the waterway sector, addressing the specific case of the waterway of the Tocantins. The analysis is guided by risk management steps described by PMI, through identification and qualitative risk analysis and quantitative analysis. Applying Monte Carlo simulation with data from previous contracts, expected monetary value (VME) of the waterway was retrieved, including the high risks for this enterprise, in their various stages of deployment. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n58_Artigo9_alocacao_e_quatificacao.pdf | 336.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.