Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11830
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dp_275.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
dp_275_sumex.pdf125.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: The Brazilian state’s redistributive role : changes and persistence at the beginning of the 21st century
Other Titles: Discussion Paper 275 : The Brazilian state’s redistributive role : changes and persistence at the beginning of the 21st century
Authors: Silveira, Fernando Gaiger
Palomo, Theo Ribas
Abstract: Este artigo examina a evolução do papel redistributivo do Estado no Brasil no início do século 21. Para tanto, calculamos os efeitos marginais das transferências de caixa, impostos, e benefícios em espécie sobre a desigualdade usando o índice de progressividade de Lerman-Yitzhaki. Nossos principais resultados são: i) o sistema tributário brasileiro como um todo continua regressivo, com pesadas regressões indiretas impostos e impostos diretos ligeiramente progressivos; no entanto, ii) a expansão do gasto social neste período introduziu ganhos progressivos significativos, levando a um iii) aumento da taxa redistributiva papel do Estado e à redução líquida do índice de Gini da renda final em 15,9%. Nós concluímos por argumentando que mais avanços em direção a um sistema tributário mais progressivo poderiam ser alcançados reduzindo o peso dos impostos indirectos e aumentando a tributação dos mais ricos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.