Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11869
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
218281_LV_El Derecho al Agua_Cap3.pdf693.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: La Política de racionamiento de agua en la ciudad de Recife, Brasil : impactos y desigualdades en los asentamientos precarios
Authors: Ferreira, Hermelinda Maria Rocha
Ramos, Alexandre Sávio Pereira
Bernardes, Denis Antônio de Mendonça
Abstract: Este capítulo examina o processo de desigualdade social no acesso ao serviço de abastecimento de água no Recife e suas implicações para a implementação do “direito à água” como política pública. Constatou-se que na cidade existe a prestação do serviço sob o regime de racionamento, em operação de modo ininterrupto desde 1983. Cerca de um terço da população reside em assentamentos precários, estando submetida a um regime ainda mais intenso de racionamento. Este trabalho verificou as formas de acesso ao serviço de abastecimento de água pela população destas áreas, analisando o problema a partir do olhar dos atores sociais que interagem diretamente com a situação, privilegiando a ótica do usuário-cidadão. A principal conclusão revela que o sistema de abastecimento de água contribui para a reprodução das condições de desigualdade social na cidade do Recife, expondo as populações mais carentes a situações de vulnerabilidade social.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11826
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Saneamento: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.