Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12238
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKume, Honorio-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2019-2022pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T13:02:12Z-
dc.date.available2023-07-28T13:02:12Z-
dc.date.issued2023-04-
dc.identifier.citationKUME, Honorio. Mudanças na tarifa aduaneira e no custo de transporte no Brasil no período 2019-2022 : o que aconteceu com a proteção nominal? Boletim de Economia e Política Internacional, Brasília, n. 35, p. 93-108, jan./dez. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/bepi35art3.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12238-
dc.description.abstractNo período 2021-2022, o governo brasileiro resolveu tomar medidas para avançar na abertura comercial, reduzindo as tarifas em 20% (exceto em alguns setores escolhidos), sendo 10% de forma permanente, aprovada pelo Mercosul, e 10% por sua própria iniciativa, até 2023. Simultaneamente, a partir do final de 2019, em decorrência das restrições impostas pela pandemia de covid-19, os custos de transporte aumentaram substancialmente. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto, sobre a proteção nominal no Brasil, destes dois movimentos: a redução da proteção tarifária e a elevação da proteção natural por meio de aumento nos custos de transporte. Os resultados mostram que o aumento no custo de transporte superou a queda nas tarifas. Assim, apesar dos esforços do governo brasileiro, não ocorreu, como o planejado, uma redução da proteção nominal à produção interna. A partir de 2023, se o custo de transporte retornar aos níveis praticados em 2019, o aumento na proteção natural desaparecerá, restando a queda na proteção tarifária de 11,3% para 10,1%. Esse resultado foi alcançado diante da falta de unanimidade no Mercosul para reduções tarifárias mais substantivas, mas é pouco expressivo para um país com tarifas muito acima das praticadas por outros países emergentes.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMudanças na tarifa aduaneira e no custo de transporte no Brasil no período 2019-2022 : o que aconteceu com a proteção nominal?pt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 93-108 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Internacional::Comércio Internacional - Geral::Comercio Internacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Custos de Transportept_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCusto de transportept_BR
dc.subject.keywordTarifas de importaçãopt_BR
dc.subject.keywordProteção tarifáriapt_BR
dc.subject.keywordProteção naturalpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12205pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional, Brasília, n. 35, jan./abr. 2023.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicespt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn 2021-2022, the Brazilian government decided to implement measures to liberalize imports, reducing tariffs by 20% (except for some chosen sectors), 10% of which permanently approved by Mercosur and 10% on its own initiative, until 2023. At the same time, from the end of 2019, as a result of the restrictions imposed by the covid-19 pandemic, transport costs increased substantially. The aim of this article is to evaluate the impact on nominal protection in Brazil of these two movements: reduction in tariff protection and increase in protection through an increase in transport costs. The results show that the increase in transportation cost outweighed the drop in tariffs. Thus, despite the efforts of the Brazilian government, a reduction in nominal protection for domestic production did not occur as planned. In 2023, if transport costs return to the levels observed in 2019, the increase in natural protection will disappear, leaving a fall in tariff protection from 11.3% to 10.1%, a positive result when one considers the lack of unanimity in Mercosur regarding more substantive tariff reductions, but a not sizable reduction for a country with tariffs far above those practiced by other emerging countries.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_35_Artigo_3.pdf229.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.