Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12357
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2916_Web.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2916_Sumex.pdf103.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Mobilidade produtiva e crescimento da produtividade no agronegócio brasileiro
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2916 : Mobilidade produtiva e crescimento da produtividade no agronegócio brasileiro
Authors: Meiners, Pedro Gabriel Eduard V. M.
Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro
Abstract: Para compreender melhor a trajetória de crescimento da agricultura brasileira, é preciso entender o movimento da produtividade de diferentes classes de produtores dentro do país, ou seja, verificar se os produtores mais pobres estão convergindo em produtividade com os mais ricos. A partir do modelo de fronteira estocástica, comparam-se os ganhos de produtividade total dos fatores (PTF) de três diferentes estratos de produtores agrícolas no Brasil. Utilizando dados dos Censos Agropecuários 2006 e 2017, no nível microrregional, estimam-se tanto o progresso técnico (PT) quanto o crescimento de eficiência técnica (CET) da agricultura brasileira para diferentes tamanhos de propriedades. Os resultados sugerem que avanços tecnológicos estão presentes em todos os tamanhos de fazendas, concentrando-se nos maiores produtores, o que contribui para divergência de produtividade no Brasil. Além disso, o aumento da ineficiência indica que fazendas de menores portes não têm sido capazes de absorver o progresso tecnológico.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.