Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12377
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dp_2924_sumex.pdf148.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
dp_2924.pdf5.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Firm-level and local labor market effects of a large credit shock : evidence from Brazil
Other Titles: Discussion Paper 2924 : Firm-level and local labor market effects of a large credit shock : evidence from Brazil
Authors: Corseuil, Carlos Henrique Leite
Machado, Luciano
Roitman, Fabio
Ulyssea, Gabriel
Abstract: Uma explicação comum para o relativo pior desempenho das firmas nas economias em desenvolvimento é a dificuldade de obter crédito para expandir a sua escala de operação. Este artigo avalia os impactos agregados do Cartão BNDES, uma linha de crédito direcionada a pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil, para investigar em que medida uma redução nas restrições de crédito podem dinamizar não apenas as PMEs como também a economia local em que estão inseridas. Utilizamos uma grande expansão da oferta de crédito dentro dessa linha para estimar os efeitos causais da oferta de crédito no emprego e em outros indicadores relacionados ao desenvolvimento de economias locais (microrregiões). Ao explorar o fato de as empresas só poderem utilizar o crédito disponível com fornecedores registrados no sistema da linha de crédito, construímos uma variável que captura uma expansão da oferta de crédito que varia exogenamente entre regiões. Utilizamos um estimador de variável instrumental que explora o acesso diferencial à linha e a expansão de fornecedores para recuperar esses efeitos causais. Nosso principal resultado aponta que um aumento de 1% nos empréstimos com cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem um efeito positivo sobre a média do emprego formal local entre 6,7% e 10,3%. Este aumento do emprego é impulsionado pelo aumento no tamanho médio das empresas, especialmente das novas empresas entrantes. Esses resultados são relevantes porque sugerem que a modalidade de crédito disponibilizada pelo cartão BNDES estimula a dinâmica dos mercados de trabalho locais, aumentando a entrada de novas empresas, que são apontadas como o grupo mais afetado pelas restrições de crédito.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. Reproduction of this text and the data contained within is allowed as long as the source is cited. Reproduction for commercial purposes is prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Emprego. Trabalho: Livros
Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.