Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12426
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de | - |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T16:54:17Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T16:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-10 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas: evidências do município de São Paulo. Rio de Janeiro : Ipea, out. 2023. 33 p.: il. (Texto para Discussão, 2930). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2930-port | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12426 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho procurou identificar as variáveis socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade que explicam a maior ocorrência relativa de viagens por transporte público coletivo urbano (TPU), transporte individual motorizado (TI) e transporte não motorizado (TNM) em São Paulo (SP). As evidências foram trabalhadas a partir dos dados da pesquisa Origem e Destino de SP. Observou-se que bairros mais densos e com maior diversidade de empregos e matrículas favorecem o uso do transporte público e do TNM. Locais com maior proporção de empregos formais também apresentam maior uso do TPU. Por sua vez, a renda é um fator importante para definição da matriz modal, com favorecimento do TI nas regiões mais ricas. Nas regiões-dormitório, predominantemente residenciais, ainda prevalece o TPU, mas, com o aumento da taxa de motorização e o processo de gentrificação dos bairros, há impacto forte a favor do TI. Há algumas indicações de políticas públicas no âmbito urbanístico e econômico no sentido de priorizar o TPU e o TNM a fim de chegar a políticas de mobilidade sustentáveis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal* de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para discussão (TD) 2930 : Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 33 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento do transporte urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distribuição modal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Uso de solo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adensamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte não motorizado | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para discussão ; 2930 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This work sought to identify the socioeconomic, urbanistic and mobility variables that explain the higher relative occurrence of trips by public transport (TPU – transporte público coletivo urbano), individual motorized transport (TI – transporte individual motorizado) and non-motorized transport (TNM – transporte não motorizado) in São Paulo. The evidence was worked from data from the São Paulo origin and destination survey. It was observed that denser neighborhoods with a greater diversity of jobs and enrollment favor the use of TPU and TNM. Places with a higher proportion of formal jobs also show a higher use of TPU. On the other hand, income is an important factor for defining the modal matrix, favoring TI in the richest regions. In dormitory regions, predominantly residential, TPU still prevails, but with the increase in the rate of motorization and the process of gentrification of neighborhoods, there is a strong impact in favor of TI. There are some indications of public policies in the urban and economic scope in the sense of prioritizing TPU and TNM in order to arrive at sustainable mobility policies. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Regional | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2930_Dinamica.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2930_Dinamica_sumex.pdf | 151.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.