Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de-
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T16:54:17Z-
dc.date.available2023-10-26T16:54:17Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas: evidências do município de São Paulo. Rio de Janeiro : Ipea, out. 2023. 33 p.: il. (Texto para Discussão, 2930). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td2930-portpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12426-
dc.description.abstractEste trabalho procurou identificar as variáveis socioeconômicas, urbanísticas e de mobilidade que explicam a maior ocorrência relativa de viagens por transporte público coletivo urbano (TPU), transporte individual motorizado (TI) e transporte não motorizado (TNM) em São Paulo (SP). As evidências foram trabalhadas a partir dos dados da pesquisa Origem e Destino de SP. Observou-se que bairros mais densos e com maior diversidade de empregos e matrículas favorecem o uso do transporte público e do TNM. Locais com maior proporção de empregos formais também apresentam maior uso do TPU. Por sua vez, a renda é um fator importante para definição da matriz modal, com favorecimento do TI nas regiões mais ricas. Nas regiões-dormitório, predominantemente residenciais, ainda prevalece o TPU, mas, com o aumento da taxa de motorização e o processo de gentrificação dos bairros, há impacto forte a favor do TI. Há algumas indicações de políticas públicas no âmbito urbanístico e econômico no sentido de priorizar o TPU e o TNM a fim de chegar a políticas de mobilidade sustentáveis.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal* de viagens urbanas : evidências do município de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeTexto para discussão (TD) 2930 : Dinâmica social, econômica e territorial na distribuição modal de viagens urbanas : evidências do município de São Paulopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbanopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento do transporte urbanopt_BR
dc.subject.keywordDistribuição modalpt_BR
dc.subject.keywordUso de solopt_BR
dc.subject.keywordAdensamento urbanopt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subject.keywordTransporte não motorizadopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para discussão ; 2930pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis work sought to identify the socioeconomic, urbanistic and mobility variables that explain the higher relative occurrence of trips by public transport (TPU – transporte público coletivo urbano), individual motorized transport (TI – transporte individual motorizado) and non-motorized transport (TNM – transporte não motorizado) in São Paulo. The evidence was worked from data from the São Paulo origin and destination survey. It was observed that denser neighborhoods with a greater diversity of jobs and enrollment favor the use of TPU and TNM. Places with a higher proportion of formal jobs also show a higher use of TPU. On the other hand, income is an important factor for defining the modal matrix, favoring TI in the richest regions. In dormitory regions, predominantly residential, TPU still prevails, but with the increase in the rate of motorization and the process of gentrification of neighborhoods, there is a strong impact in favor of TI. There are some indications of public policies in the urban and economic scope in the sense of prioritizing TPU and TNM in order to arrive at sustainable mobility policies.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros
Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2930_Dinamica.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2930_Dinamica_sumex.pdf151.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.