Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12516
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desafios_Desenvolvimento_v.2_n.16_2005_na_busca_da_sintonia.pdf425.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Na busca da sintonia
Authors: Vasconcelos, Lia
Abstract: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assume uma nova responsabilidade em Brasília, buscando alinhar a formação de mestres e doutores brasileiros com as prioridades da Política Industrial e de Desenvolvimento Tecnológico (PITCE). A meta é qualificar profissionais capazes de impulsionar setores estratégicos, como semicondutores, software, bens de capital, fármacos, medicamentos, biotecnologia, nanotecnologia e biomassa. O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010 da Capes visa incentivar a formação de profissionais capacitados para integrar a inovação no país, promovendo a interação entre universidades e setor produtivo. Com foco em cursos de mestrado e doutorado em engenharia e computação, o PNPG estabelece metas ambiciosas, como formar 16 mil doutores e 45 mil mestres anualmente até 2010. A Capes busca superar o atraso do Brasil na formação de pessoal de nível superior em comparação com países desenvolvidos, visando aprimorar a qualidade das instituições privadas e alinhar o ensino e a pesquisa universitária às necessidades competitivas do setor empresarial. O objetivo final é garantir que todos os professores das universidades públicas possuam, no mínimo, o doutorado, em um prazo de oito anos.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6926
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Desafios do Desenvolvimento - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.