Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1258
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0163.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open
Title: Relação capital-produto incremental: estimativas para o período 1948/87
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 163: Relação capital-produto incremental: estimativas para o período 1948/87
Incremental capital-output ratio: estimates for the period 1948/87
Authors: Castelar, Armando
Matesco, Virene
Abstract: Neste trabalho é utilizado um novo método para calcular a relação capital-produto incremental, abrangendo o período 1948/87. A metodologia leva em consideração, entre outras variáveis, o grau de utilização da capacidade instalada da economia brasileira. O trabalho observa uma queda na qualidade do investimento agregado, devido à crescente participação do item construção civil, em detrimento do de máquinas e equipamentos, no total do investimento. Isto deve explicar, em parte, o crescimento acentuado da relação capital-produto, que passa de menos de 2.0 até o início dos anos 70, para um valor próximo a 3.9 nos anos 80. Discute-se, a partir do conhecimento da relação capital-produto histórica da economia brasileira, cenários alternativos para o nível requerido de investimento agregado, que deverá prevalecer nos anos à frente. Observa-se, ainda, que a queda na acumulação real de capital se deve não apenas à redução da poupança interna mas também ao fato de os preços dos bens de investimento terem tido um crescimento mais acentuado em relação ao deflator implícito do PIB.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.