Publicação: As Desigualdades inter-regionais de desenvolvimento econômico no Brasil
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Região Centro-Oeste do Brasil
Região Nordeste do Brasil
Região Centro-Oeste do Brasil
Região Nordeste do Brasil
Cobertura temporal
1970-1986
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Textos para Discussão Interna (TD) 156: As desigualdades inter-regionais de desenvolvimento econômico no Brasil, The inter-regional inequalities of economic development in Brazil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este estudo examina a evolução das desigualdades regionais no Brasil a partir de 1970. São utilizadas, para isto, as estimativas revistas para o PIB estadual e regional feitas pelo IBGE para os anos de 1970, 1975 e 1980, as estimativas do mesmo agregado feitas pela SUDENE para os estados nordestinos para o período 1980/83 e os dados estaduais de rendimento médio dos trabalhadores, calculados pelas PNAD de 1984, 1985 e 1986. Inicialmente é feita uma revisão da controvérsia a respeito da tendência histórica das desigualdades inter-regionais em um país. Posteriormente se constata que houve uma redução nas diferenças de produto per-capita entre as regiões brasileiras no período analisado, mas que as mesmas ainda são muito grandes porque a diminuição das desigualdades foi, na verdade, relativamente pequena. A região que se sobressai em termos de crescimento econômico no período é o Centro-Oeste, o qual teve um dinamismo excepcional. Também a região Nordeste se destacou em termos de crescimento, mas seu atraso é ainda muito grande em relação às demais regiões. O Nordeste, a despeito dos investimentos e dos programas de apoio à região, e dos impactos positivos que os mesmos tiveram sobre a estrutura produtiva, ainda representa um grande desnível de renda per-capita. A análise das desigualdades intra-regionais, ou seja, entre os estados componentes de uma mesma região, mostrou que a experiência foi variada, em função do desempenho mais ou menos dinâmico de alguns estados componentes da mesma.
