Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12648
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NT_46_Dirur_O_Novo_pacto.pdf2.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
NT_Dirur_46_Publicacao_Expressa.pdf841.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Novo pacto urbano brasileiro : insumos para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
Other Titles: Nota Técnica n. 46 (Dirur) : O Novo pacto urbano brasileiro : insumos para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
Authors: Costa, Marco Aurélio
Faustino, Raphael Brito
Bruno, Ana Paula
Marguti, Bárbara Oliveira
Ferreira, Carlos Henrique
Lubambo, Cátia
Krause, Cleandro Henrique
Araújo Junior, Edmar Augusto Santos de
Galindo, Ernesto Pereira
Silva, Gerardo
Hargreaves-Westenberger, Laurita
Lui, Lizandro
Portugal, Rodrigo
Tavares, Sara Rebello
Funari, Armando Palermo
Abstract: A presente Nota Técnica constitui um dos produtos (originalmente um Sumário Executivo) da pactuação institucional no âmbito do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 71/2019, firmado entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), visando o apoio à formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), sendo o produto previsto como contribuição para o componente da Agenda Urbana para a PNDU. O desenvolvimento dos trabalhos deu-se, dentre outras formas, pela produção de um conjunto de cinco Notas Técnicas (NT), nas quais baseia-se esta Nota Técnica. Este documento tem como objetivo, portanto, consolidar um conjunto de análises e contribuições desenvolvidas por diversos autores no âmbito do referido TED, abarcando as seguintes NTs: NT 1.1/Texto para Discussão/IPEA Nº 2686 - Contextualização da Política Urbana no Brasil e Reflexões Iniciais para a Construção da PNDU; NT 1.2 - A Agenda Urbana e a Escala Municipal: elementos para discussão tipológica de municípios; NT 1.3 - A agenda Urbana na Escala Supramunicipal: Estudo para uma hierarquia dos arranjos institucionais para políticas públicas; NT 1.4 - Contribuições para uma Agenda Urbana de Interação regional: para interpretação e tipologia de rede urbana para um Brasil mais policêntrico; NT 1.5 - As Relações Interfederativas no Brasil e o Desafio de Formular, Implementar e Monitorar a PNDU. Esta Nota Técnica está estruturada em três partes. Na Parte 1 - Contextualização para uma Agenda Urbana na PNDU -, pretende-se apresentar os elementos e premissas norteadoras para o desenvolvimento de uma Agenda Urbana para a PNDU, ao mesmo tempo que se contextualizam as contribuições desenvolvidas nos trabalhos elaborados como subsídio à Nota Técnica. Na Parte 2 - Síntese das Notas Técnicas e Discussões da Agenda Urbana na PNDU -, busca-se sistematizar a perspectiva do que se entende como uma Agenda Urbana para a PNDU, em conjunto com a síntese do material elaborado pela equipe de pesquisadores. Por fim, na Parte 3 - Proposições para uma Agenda Urbana na PNDU -, apresenta-se um bloco de elementos propositivos sobre a atuação da União, considerando as a agenda urbana nas diferentes escalas e a questão das relações interfederativas, dada a necessidade de se considerar as peculiaridades e os desafios históricos associados ao federalismo brasileiro.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Nota Técnica
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.