Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoraes, Rodrigo Fracalossi de-
dc.coverage.spatialEstados Unidospt_BR
dc.coverage.spatialRússiapt_BR
dc.coverage.spatialFrançapt_BR
dc.coverage.spatialReino Unidopt_BR
dc.coverage.spatialAlemanhapt_BR
dc.coverage.spatialSuéciapt_BR
dc.coverage.spatialSuíçapt_BR
dc.coverage.spatialJapãopt_BR
dc.date.accessioned2013-06-27T12:29:43Z-
dc.date.available2013-06-27T12:29:43Z-
dc.date.issued2011-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1275-
dc.description.abstractO propósito do texto é identificar se as transferências internacionais de equipamentos militares são motivadas, predominantemente, por razões de cunho econômico ou político. Para tanto, foram selecionados oito países para que neles fossem realizadas análises individuais sobre a forma como eles consideram a questão, quais sejam: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Suíça e Japão. Embora todos considerem tanto a dimensão política como a econômica nas decisões sobre os fornecimentos externos de equipamentos militares, a predominância de uma ou outra – ou o equilíbrio entre elas – pode ser identificada para cada um dos países. Eles foram, então, separados em três grupos: Estados Unidos, Suécia e Japão, que priorizam a dimensão política; França, Reino Unido e Rússia, que atribuem maior importância à dimensão econômica; e Suíça e Alemanha, para quem as duas dimensões possuem importância equilibrada. Da análise, conclui-se que todos os oito países consideram as duas dimensões nas suas decisões, embora, em seis deles, haja a predominância de uma delas. Os motivos para a priorização do aspecto político ou do aspecto econômico, contudo, são diferentes para cada país.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO mercado internacional de equipamentos militares: negócios e política externapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1596: O mercado internacional de equipamentos militares: negócios e política externapt_BR
dc.title.alternativeThe international market for military equipment: business and foreign policypt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical104 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEquipamentos militarespt_BR
dc.subject.keywordTransferências internacionaispt_BR
dc.subject.keywordFornecimentos externospt_BR
dc.subject.keywordRelações internacionaispt_BR
dc.subject.keywordComércio internacionalpt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar e analisar os objetivos, as implicações e as formas pelas quais ocorrem as transferências internacionais de equipamentos militares.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão (TD) 1596pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this paper is to identify whether international transfers of military equipment are predominantly motivated by economic or political reasons. Eight countries were selected to be individually analyzed: the USA, Russia, France, the UK, Germany, Sweden, Switzerland and Japan. Although all of them consider both political and economic dimensions on their decisions to supply military equipment, the predominance of one of these dimensions - or the balance between them - can be identified for each country. Then they were separated into three groups: the USA, Sweden and Japan, which emphasize the political dimension; France, the UK and Russia, which give more importance to the economic dimension; and Switzerland and Germany, who which consider both dimensions equally important. The analysis concludes that the eight countries consider both dimensions in their decisions, even though in six cases there is a predominance of one of them. The reasons for the prioritization of the political or the economic aspects, however, are different for each country.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros
Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1596.pdf620.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.