Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12916
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUA_n27_Artigo_1_Distribuicao_da_agroindustria.pdf701.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Distribuição da agroindústria rural pelas grandes regiões brasileiras : análise à luz dos censos agropecuários de 2006 e 2017
Authors: Bastian, Lillian
Silva, Sandro Pereira
Valadares, Alexandre Arbex
Alves, Fábio
Abstract: Este texto tem como objetivo demonstrar a evolução das atividades de agroindústria rural em estabelecimentos agrícolas pertencentes tanto à agricultura familiar quanto à não familiar em todas as grandes regiões do Brasil no período de 2006 a 2017. A agroindústria rural envolve a adição de valor aos produtos agrícolas por meio do processamento, com variações entre regiões em termos de tipo de produto e quantidade produzida. O estudo utiliza dados dos dois últimos censos agropecuários conduzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), concentrando-se em oito produtos selecionados, como aguardente de cana, doces e geleias, farinha de mandioca, fubá de milho, queijo e requeijão, entre outros. A análise inclui o número de agroindústrias, volume de produção, valor bruto da produção (VBP) e a proporção da produção vendida comercialmente. O texto está estruturado em quatro seções, correspondentes às variáveis mencionadas anteriormente, abrangendo tanto a agricultura familiar quanto a não familiar nas grandes regiões do Brasil, seguido por considerações finais.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11620
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.