Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12959
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2964_web.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2964_sumex.pdf143.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Funcionários públicos e flexibilidade gerencial : uma experiência brasileira
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2964 : Funcionários públicos e flexibilidade gerencial : uma experiência brasileira
Authors: Melo, Valdir
Abstract: A história do extinto Dasp e da reforma do funcionalismo nos anos 1930 mostra que de fato não vigorou um sistema de mérito. Isto é, grande parte dos funcionários continuou a ingressar e ficar nos postos de trabalho do Estado por meio de favoritismo. Em seguida, apesar de diversas mudanças legislativas pertinentes, o favoritismo quase sempre prevaleceu em todo o período até antes de 1988. O texto tece considerações sobre o tema, envolvendo vocábulos e conceitos que auxiliam o entendimento; apresenta alguns costumes e instituições importantes do favoritismo; e relata a continuidade do favoritismo em vários estágios da história política brasileira. Este conhecimento pode ser útil para que se repensem modificações institucionais que fortaleçam e aperfeiçoem o sistema de mérito.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.