Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13060
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Sandra Valéria Araújo | - |
dc.contributor.author | Soares, Ricardo Brito | - |
dc.contributor.author | Benevides, Alesandra de Araujo | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T12:55:08Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T12:55:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-08 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Sandra Valéria Araújo; SOARES, Ricardo Brito; BENEVIDES, Alesandra de Araujo. Impactos distributivos do projeto jovem de futuro. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 52, n. 02, p. 139-174, ago. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe52n2art5 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13060 | - |
dc.description.abstract | Este artigo avalia o impacto de uma intervenção educacional público-privada denominada Projeto Jovem de Futuro (PJF) do Instituto Unibanco (IU). Focando na gestão escolar por resultados (GEpR) e na autonomia das escolas, o projeto tem por objetivo aumentar a proficiência dos alunos e reduzir a evasão escolar nas escolas públicas estaduais de ensino médio regular. Este estudo investiga os efeitos distributivos nos escores individuais de língua portuguesa e matemática dos estudantes de 123 escolas beneficiadas pelo projeto no Ceará, com uso do método experimental. Efeitos heterogêneos foram observados ao longo da distribuição das notas nas duas disciplinas, ao se utilizar modelos de efeitos de tratamento quantílicos – EQTs (Firpo, 2007). Efeitos comparativamente maiores do programa foram observados em matemática para quantis mais altos, enquanto na prova de português o diferencial maior ocorreu para estudantes do quantil mais baixo da distribuição. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Impactos distributivos do projeto jovem de futuro | pt_BR |
dc.title.alternative | Distributional impacts of the jovem de futuro program | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br/ | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 139-174 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Educação. Pedagogia::Educação. Pedagogia::Economia da Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundário | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de impacto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade da educação no ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escola | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12152 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 52, n. 02, ago. 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português e inglês. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui Apêndices. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This article evaluates the distributional impacts of an educational public-private partnership intervention called Jovem de Futuro (Youth of Future). By focusing on a results-based management model (RBM) and school autonomy, the program aims to improve high-school academic achievement and dropout rates in state public schools. We investigate the effects of the program on language and math scores for students from 123 treated schools in the state of Ceara. We report heterogeneous treatment effects across the score distribution for both disciplines using quantile treatment effects (QTE) models (Firpo, 2007). While treatment effects of the program were comparatively higher for top quantiles This article evaluates the distributional impacts of an educational public-private partnership intervention called Jovem de Futuro (Youth of Future). By focusing on a results-based management model (RBM) and school autonomy, the program aims to improve high-school academic achievement and dropout rates in state public schools. We investigate the effects of the program on language and math scores for students from 123 treated schools in the state of Ceara. We report heterogeneous treatment effects across the score distribution for both disciplines using quantile treatment effects (QTE) models (Firpo, 2007). While treatment effects of the program were comparatively higher for top quantiles in math, the impact was bigger in bottom quantiles of the score distribution of language tests.in math, the impact was bigger in bottom quantiles of the score distribution of language tests. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v52_n2_Artigo5_impactos_distributivos_do_projeto_jovem_de_futurl.pdf | 551.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.