Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Wilsimara Maciel-
dc.contributor.authorEhrl, Philipp-
dc.contributor.authorMonasterio, Leonardo Monteiro-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T12:36:09Z-
dc.date.available2024-03-06T12:36:09Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationROCHA, Wilsimara M.; EHRL, Philipp; MONASTERIO, Leonardo. Financiamento da educação superior no Brasil: o impacto do Programa Fies nos salários dos trabalhadores formais. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 02, p. 7-30, ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe50n2art1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13081-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (Fies/MEC) sobre o salário do trabalhador formal, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério da Economia (Rais/ME)e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a técnica do propensity score matching (PSM) comparam-se dois grupos: pessoas que foram beneficiadas pelo Fies e formam o grupo tratado e pessoas que não foram beneficiadas por esse fundo, mas são muito parecidas com aquelas pessoas tratadas. A probabilidade de usar o Fies depende principalmente da idade, da cor, da região e do setor em que o indivíduo trabalha. Após o pareamento, os dados mostram que o salário de quem se formou com o fundo é aproximadamente 26% maior que o de quem não concluiu o ensino superior. Não encontramos diferenças significativas entre pessoas com ensino superior que se formaram com e sem o Fies. Por fim, simulações indicam que o subsídio implícito do programa, com parâmetros razoáveis, é viável financeiramente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFinanciamento da educação superior no Brasil : o impacto do Programa Fies nos salários dos trabalhadores formaispt_BR
dc.title.alternativeFinancing higher education in Brazil : the impact of Fies Program on wagespt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br/pt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 7-30 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariais::Taxa de Saláriopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento estudantilpt_BR
dc.subject.keywordSaláriopt_BR
dc.subject.keywordPropensity score matchingpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10561pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 50, n. 02, ago. 2020.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português e inglês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndices.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper analyzes the impact of the Federal Student Aid Program (FIES) on workers’ wages using data from the Brazilian official registry of workers (RAIS) and the National Fund for Education Development (FNDE). By means of Propensity Score Matching (PSM), we compare two groups: people who have benefited from the Fies and people who have not but are demographically very similar. The likelihood of using Fies depends primarily on the age, color, region and sector where the individual works. Matching the student/worker data shows that the wage of those who graduated with Fies is approximately 26% higher than that of those who did not complete higher education. We did not find significant differences between people with higher education who had benefited from Fies or had not. Finally, simulations indicate that the program’s implicit subsidy, within reasonable parameters, is financially viable for the worker.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Educação: Artigos
Emprego. Trabalho: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v50_n2_Artigo1_financiamento_da_educacao.pdf375.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.