Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13083
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v50_n2_Artigo3_A_Influencia_do_capital.pdf | 323.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A Influência do capital cultural familiar sobre o desempenho escolar |
Other Titles: | The Influence of family cultural capital on individual school achievement |
Authors: | Campos, Luís Henrique Romani de Melo, Patricia Bandeira de Gonçalves, Michela Barreto Camboim Raposo, Isabel Pessoa de Arruda |
Abstract: | Em que medida o capital cultural familiar (CCF) é importante para o desenvolvimento do estudante? Essa é a questão que norteia este artigo, elaborado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) junto a 4.191 discentes do sexto ano de 120 escolas públicas da cidade do Recife (PE). A estimação da relação entre CCF e desempenho cognitivo dos estudantes se baseia: i) na utilização de um índice sintético obtido por meio de análise de correspondência múltipla que captura o CCF; ii) na utilização de uma avaliação longitudinal do desempenho em matemática que permite o controle do efeito fixo do estudante; e iii) na utilização de modelos de mínimos quadrados ordinários (MQO). Os resultados mostraram que as diferenças de rendimento escolar persistem favoráveis aos alunos que detêm uma situação favorável de capital cultural familiar. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10561 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). |
metadata.dc.type: | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.