Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13083
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v50_n2_Artigo3_A_Influencia_do_capital.pdf323.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Influência do capital cultural familiar sobre o desempenho escolar
Other Titles: The Influence of family cultural capital on individual school achievement
Authors: Campos, Luís Henrique Romani de
Melo, Patricia Bandeira de
Gonçalves, Michela Barreto Camboim
Raposo, Isabel Pessoa de Arruda
Abstract: Em que medida o capital cultural familiar (CCF) é importante para o desenvolvimento do estudante? Essa é a questão que norteia este artigo, elaborado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) junto a 4.191 discentes do sexto ano de 120 escolas públicas da cidade do Recife (PE). A estimação da relação entre CCF e desempenho cognitivo dos estudantes se baseia: i) na utilização de um índice sintético obtido por meio de análise de correspondência múltipla que captura o CCF; ii) na utilização de uma avaliação longitudinal do desempenho em matemática que permite o controle do efeito fixo do estudante; e iii) na utilização de modelos de mínimos quadrados ordinários (MQO). Os resultados mostraram que as diferenças de rendimento escolar persistem favoráveis aos alunos que detêm uma situação favorável de capital cultural familiar.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10561
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.