Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Jéssica Antunes de-
dc.contributor.authorBecker, Kalinca Léia-
dc.coverage.spatialBrasil - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.coverage.temporal2017pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T17:53:31Z-
dc.date.available2024-03-12T17:53:31Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171-
dc.description.abstractO estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEfeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEffects of school and urban violence on student proficiency in public schools in Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeEfectos de la violencia escolar y urbana en la competencia de los estudiantes en las escuelas públicas de Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 9-30.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violênciapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProficiênciapt_BR
dc.subject.keywordViolência escolarpt_BR
dc.subject.keywordViolência urbanapt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 63, jul./set. 2022.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe study analyzed the effects of school and urban violence on the Saeb score in mathematics of public school students in Rio Grande do Sul in 2017. For this purpose, school violence indexes (IV) and crime rates in Rio Grande do Sul cities were constructed (IC), through factor analysis. The results of these indices were then introduced as covariates in a school proficiency equation, estimated through a hierarchical model with four levels, students, classes, schools and municipalities. The results indicated that an increase of 1 percentage point (p.p.) in IV reduces the student’s Saeb score in Mathematics by 11 points and an increase of 1 p.p. the IC reduces this score by 8 points, highlighting the need for public actions to reduce urban and school violence, since these affect the process of human capital formation.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n63_Artigo1_efeitos_da_violencia.pdf367.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.