Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Jéssica Antunes de | - |
dc.contributor.author | Becker, Kalinca Léia | - |
dc.coverage.spatial | Brasil - Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2017 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T17:53:31Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T17:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171 | - |
dc.description.abstract | O estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of school and urban violence on student proficiency in public schools in Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Efectos de la violencia escolar y urbana en la competencia de los estudiantes en las escuelas públicas de Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 9-30. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio Escolar | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência urbana | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883 | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 63, jul./set. 2022. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The study analyzed the effects of school and urban violence on the Saeb score in mathematics of public school students in Rio Grande do Sul in 2017. For this purpose, school violence indexes (IV) and crime rates in Rio Grande do Sul cities were constructed (IC), through factor analysis. The results of these indices were then introduced as covariates in a school proficiency equation, estimated through a hierarchical model with four levels, students, classes, schools and municipalities. The results indicated that an increase of 1 percentage point (p.p.) in IV reduces the student’s Saeb score in Mathematics by 11 points and an increase of 1 p.p. the IC reduces this score by 8 points, highlighting the need for public actions to reduce urban and school violence, since these affect the process of human capital formation. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n63_Artigo1_efeitos_da_violencia.pdf | 367.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.