Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13245
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_37_Artigo_5.pdf179.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Paradiplomacia e os mercados internacionais de cidades : o caso de Curitiba
Authors: Mercher, Leonardo
Pereira, Alexsandro Eugênio
Abstract: Este artigo investiga a presença do mercado na paradiplomacia da cidade de Curitiba, de 2001 a 2022, tendo como ponto de partida a institucionalização da agenda internacional com a criação da Assessoria de Relações Internacionais (Arin) de Curitiba. Como metodologia utilizam-se tanto o modelo de análise de paradiplomacia, que contribui para identificar a dimensão de mercado, como os conceitos de mercados internacionais de cidades, que delimitam quais dinâmicas comerciais estão presentes nas políticas públicas. Os principais resultados demonstram que a paradiplomacia de Curitiba se vincula a agentes de mercado, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), bem como apontam, entre os seis mercados internacionais de cidades, o mercado de empresas com interesses locais e o mercado de boas práticas como aqueles que mais orientariam a internacionalização da cidade.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13180
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.