Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13337
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Virga, Thais | - |
dc.contributor.author | Miranda, Humberto | - |
dc.contributor.author | Marchi, Beatriz de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil - Amazônia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T13:15:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T13:15:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.citation | VIRGA, Thais; MIRANDA, Humberto; MARCHI, Beatriz de. Integração física na Amazônia Sul-Americana: a inclusão das órbitas de circulação intrarregionais na agenda pública. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 27, p. 215-246, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm27art8 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13337 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é discutir a questão da infraestrutura de transportes na Amazônia sul-americana com ênfase numa abordagem multiescalar, a partir dos anos 2000, visando integrar a escala nacional/subnacional à agenda pública do subcontinente. Com base em amplo diagnóstico de problemas, possibilidades e múltiplas dependências relacionadas às estratégias de integração física para a Amazônia, debate-se em que medida tais estratégias, aspirando servir à logística internacional, atendem às órbitas de circulação intrarregionais. Consideram-se, primeiramente, dificuldades e demandas intrarregionais com respeito à infraestrutura de transportes em seus vários modais; em segundo lugar, a evolução das estratégias recentes de integração física em nível subcontinental; e, em terceiro, as múltiplas dependências inter-relacionadas aos problemas infraestruturais acumulados e que dizem respeito à escala nacional/subnacional. Como hipótese, afirma-se que boa parte dos problemas, das demandas e das dinâmicas socioeconômicas intrarregionais depende da articulação de três processos, conectividade, acessibilidade e capilaridade, como parte de um esforço efetivo de cooperação e coordenação entre os países amazônicos, para fortalecer a intermodalidade. A metodologia utilizada baseou-se numa revisão abrangente da literatura e em informações secundárias pontuais, separando a Amazônia em três grandes porções: brasileira, andina e caribenha. Nas considerações finais, atenta-se para a construção de uma agenda pública de integração física intermodal que vise o desenvolvimento intrarregional amazônico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Integração física na Amazônia Sul-Americana : a inclusão das órbitas de circulação intrarregionais na agenda pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Physical integration in the South American Amazon : the inclusion of the orbits of intraregional circulation in the public agenda | pt_BR |
dc.title.alternative | Integración física en la Amazonia Sudamericana : la inclusión de las órbitas de circulación intrarregionales en la agenda pública | pt_BR |
dc.type | Revista Tempo do Mundo - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 215-246 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Integração Regional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Fluvial e Lacustre | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazônia sul-americana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiescalaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte fluvial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento intrarregional | pt_BR |
dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11326 | pt_BR |
ipea.description.objective | Discutir a questão da infraestrutura de transportes na Amazônia sul-americana com ênfase numa abordagem multiescalar, a partir dos anos 2000, visando integrar a escala nacional/subnacional à agenda pública do subcontinente. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 27, dez. 2021. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês e espanhol. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The objective of this article is to discuss the issue of transportation infrastructure in the South American Amazon with emphasis on a multiscale approach, from the 2000s onwards, aiming to integrate the national/subnational scale to the public agenda of the subcontinent. Based on a broad diagnosis of difficulties, possibilities and multiple dependencies related to physical integration strategies for the Amazon, we debated to what extent these strategies, which aspire to serve as international logistics, comply with the orbits of intraregional circulation. Firstly, we considered the intra-regional difficulties and demands regarding the transport infrastructure in its various modalities; second, the evolution of recent physical integration strategies at the subcontinental level; and third, the multiple dependencies interrelated to the accumulated infrastructural problems that concern the national/subnational scale. Our hypothesis is that a good part of the difficulties, demands and intra-regional socioeconomic dynamics depend on the articulation of three processes (connectivity, accessibility and capillarity) as part of an effective cooperation and coordination efforts among Amazonian countries to strengthen intermodality. We employed a methodology based on a comprehensive literature review and specific secondary information, separating the Amazon into three large portions: Brazilian, Andean and Caribbean. In the final considerations, attention is paid to the construction of a public agenda of intermodal physical integration oriented at the Amazon’s intra-regional development. | pt_BR |
ipea.researchfields | Sustentabilidade Ambiental | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Relações Internacionais | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tempo_Mundo_27_Artigo8_integracao_fisica.pdf | 284.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.