Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVirga, Thais-
dc.contributor.authorMiranda, Humberto-
dc.contributor.authorMarchi, Beatriz de-
dc.coverage.spatialBrasil - Amazôniapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-21T13:15:23Z-
dc.date.available2024-03-21T13:15:23Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationVIRGA, Thais; MIRANDA, Humberto; MARCHI, Beatriz de. Integração física na Amazônia Sul-Americana: a inclusão das órbitas de circulação intrarregionais na agenda pública. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 27, p. 215-246, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm27art8pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13337-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é discutir a questão da infraestrutura de transportes na Amazônia sul-americana com ênfase numa abordagem multiescalar, a partir dos anos 2000, visando integrar a escala nacional/subnacional à agenda pública do subcontinente. Com base em amplo diagnóstico de problemas, possibilidades e múltiplas dependências relacionadas às estratégias de integração física para a Amazônia, debate-se em que medida tais estratégias, aspirando servir à logística internacional, atendem às órbitas de circulação intrarregionais. Consideram-se, primeiramente, dificuldades e demandas intrarregionais com respeito à infraestrutura de transportes em seus vários modais; em segundo lugar, a evolução das estratégias recentes de integração física em nível subcontinental; e, em terceiro, as múltiplas dependências inter-relacionadas aos problemas infraestruturais acumulados e que dizem respeito à escala nacional/subnacional. Como hipótese, afirma-se que boa parte dos problemas, das demandas e das dinâmicas socioeconômicas intrarregionais depende da articulação de três processos, conectividade, acessibilidade e capilaridade, como parte de um esforço efetivo de cooperação e coordenação entre os países amazônicos, para fortalecer a intermodalidade. A metodologia utilizada baseou-se numa revisão abrangente da literatura e em informações secundárias pontuais, separando a Amazônia em três grandes porções: brasileira, andina e caribenha. Nas considerações finais, atenta-se para a construção de uma agenda pública de integração física intermodal que vise o desenvolvimento intrarregional amazônico.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleIntegração física na Amazônia Sul-Americana : a inclusão das órbitas de circulação intrarregionais na agenda públicapt_BR
dc.title.alternativePhysical integration in the South American Amazon : the inclusion of the orbits of intraregional circulation in the public agendapt_BR
dc.title.alternativeIntegración física en la Amazonia Sudamericana : la inclusión de las órbitas de circulación intrarregionales en la agenda públicapt_BR
dc.typeRevista Tempo do Mundo - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 215-246 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Integração Regionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Fluvial e Lacustrept_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAmazônia sul-americanapt_BR
dc.subject.keywordIntegração físicapt_BR
dc.subject.keywordMultiescalaridadept_BR
dc.subject.keywordTransporte fluvialpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento intrarregionalpt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11326pt_BR
ipea.description.objectiveDiscutir a questão da infraestrutura de transportes na Amazônia sul-americana com ênfase numa abordagem multiescalar, a partir dos anos 2000, visando integrar a escala nacional/subnacional à agenda pública do subcontinente.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 27, dez. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objective of this article is to discuss the issue of transportation infrastructure in the South American Amazon with emphasis on a multiscale approach, from the 2000s onwards, aiming to integrate the national/subnational scale to the public agenda of the subcontinent. Based on a broad diagnosis of difficulties, possibilities and multiple dependencies related to physical integration strategies for the Amazon, we debated to what extent these strategies, which aspire to serve as international logistics, comply with the orbits of intraregional circulation. Firstly, we considered the intra-regional difficulties and demands regarding the transport infrastructure in its various modalities; second, the evolution of recent physical integration strategies at the subcontinental level; and third, the multiple dependencies interrelated to the accumulated infrastructural problems that concern the national/subnational scale. Our hypothesis is that a good part of the difficulties, demands and intra-regional socioeconomic dynamics depend on the articulation of three processes (connectivity, accessibility and capillarity) as part of an effective cooperation and coordination efforts among Amazonian countries to strengthen intermodality. We employed a methodology based on a comprehensive literature review and specific secondary information, separating the Amazon into three large portions: Brazilian, Andean and Caribbean. In the final considerations, attention is paid to the construction of a public agenda of intermodal physical integration oriented at the Amazon’s intra-regional development.pt_BR
ipea.researchfieldsSustentabilidade Ambientalpt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_27_Artigo8_integracao_fisica.pdf284.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.