Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13405
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_32_artigo3_os_desafos_do_mercado_de_gas.pdf947.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Os Desafios do mercado de gás natural no Brasil como potencial indutor da transição energética e da integração sul-americana
Other Titles: The Challenges of the natural gas market in Brazil as a potential inducer of the energy transition and south american integration
Los Desafíos del mercado del gas natural en Brasil como potencial inductor de la transición energética y la integración Sudamericana.
Authors: Cardoso, João Victor Marques
Guitarrari, Luiza Gomes
Aguiar, Ana Beatriz Soares
Baptista, Izabella Barbarini
Abstract: O gás natural possui um papel duplo na transição energética e na integração energética regional. Na América do Sul, é esperado maior destaque do mercado de gás, aproveitando-se dos 7,8 bilhões de metros cúbicos em reservas e relações bilaterais existentes para conectar mercados, embora o papel do gás na transição e na integração especificamente na região não se iguale ao restante do mundo. No Brasil, o mercado de gás testemunha mudanças a partir da Nova Lei do Gás, visando à transformação de um mercado verticalmente integrado para um mercado concorrencial, sendo aproveitados o crescimento na produção brasileira e a perspectiva de maior oferta disponível nos próximos anos. Nesse contexto, este artigo questiona o potencial papel do gás como indutor da transição energética e da integração na América do Sul, em especial a partir das mudanças em curso no mercado de gás brasileiro. O objetivo é explorar como o gás pode ser o indutor da transição energética e da integração sul-americana a partir da ótica brasileira. Os principais resultados elucidam que as condições de oferta e de demanda no mercado brasileiro de gás e as atualizações regulatórias para sua abertura não atribuem papel explícito desse energético na transição a uma economia de baixo carbono e não estão apoiadas na integração regional, porém, poderiam ser um facilitador desses processos.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13401
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos
Energia: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.