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Title: Aprendizaje e innovación en las industrias de energía de fuentes renovables en Argentina : mercado, tecnología, organización e instituciones
Other Titles: Aprendizagem e inovação nas indústrias de energias renováveis na Argentina : mercado, tecnologia, organização e instituições
Learning and innovation in the renewable energy industries in Argentina : market, technology, organization, and institutions
Authors: Castelao Caruana, María Eugenia
Pasciaroni, Carolina
Guzowski, Carina
Castro, Mónica
Zabaloy, María Florencia
Ibañez Martin, María María
Abstract: A transição energética é hoje um processo ineludível para os países em desenvolvimento, que põe em debate o equilíbrio entre a segurança energética, a equidade social, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento tecnológico produtivo. Este último está plantando a possibilidade de transformar a transição energética em um espaço de oportunidade para o desenvolvimento de novas capacidades tecnológicas associadas à geração de energia de fontes renováveis (EFR), o que contribui para aumentar a competitividade e completar a estrutura produtiva destes países. A partir do debate que representa a literatura econômica evolucionista e neoschumpeteriana respeitando o papel das indústrias dedicadas à exploração e transformação de recursos naturais no desenvolvimento econômico, este artigo se propõe a aprofundar a dinâmica inovadora dessas indústrias e as condições de mercado, organizacionais, institucionais e tecnológicas que moldam. Mediante a revisão de diversas fontes de dados secundários, o artigo analisa quatro casos de estudo correspondentes às indústrias de produção de biogás, biodiesel, energia eólica e hidrogênio baixo em emissões na Argentina. Observa-se que nenhuma dessas condições por si só é suficiente para impulsionar espaços de aprendizado e inovação, pelo que é necessário considerar suas múltiplas interações e a heterogeneidade dessas indústrias para projetar uma transição energética que priorize o desenvolvimento tecnoprodutivo. Além disso, a presença de inovações não necessariamente implica o desenvolvimento de capacidades tecnológicas pelo que persistem interrogantes sobre as condições que habilitam os processos de aprendizagem e inovação.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13401
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos
Energia: Artigos
Indústria: Artigos
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Artigos



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