Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13415
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Vinícius Oliveira da-
dc.contributor.authorSantos, Fabio Galdino dos-
dc.contributor.authorSilva, Felipe Barcellos e-
dc.contributor.authorSilva, Raissa Gabriela Gomes-
dc.contributor.authorDiniz, Isis Rosa Nóbile-
dc.contributor.authorCarvalho, Cássio Cardoso-
dc.contributor.authorSchwyter, Anton Altino-
dc.contributor.authorFerreira, André Luís-
dc.contributor.authorBaitelo, Ricardo Lacerda-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-26T18:03:56Z-
dc.date.available2024-03-26T18:03:56Z-
dc.date.issued2023-08-
dc.identifier.citationSILVA, Vinícius Oliveira da et al. The Brazilian electricity system: an evaluation of the thermoelectric plants under the Eletrobras privatization law? Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 32, p. 295-318, ago. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm32art9pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13415-
dc.description.abstractAs discussões sobre a transição energética (TE) no setor elétrico brasileiro (SEB) frequentemente consideraram a inserção de usinas termelétricas (UTEs) a gás natural (GN) como solução para a segurança energética. O SEB possui grande penetração de fontes renováveis (84%). A sua descarbonização é um mecanismo que pode contribuir para as metas brasileiras de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ajudar a mitigar os impactos decorrentes das mudanças climáticas, a partir do aumento da participação das fontes renováveis. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é analisar a exigência de contratação de 8.000 MW de novas UTEs a GN – térmicas-jabutis – a partir da Lei no 14.182/2021 de desestatização da Eletrobras e seu impacto no SEB. Metodologicamente, utilizam-se duas perguntas norteadoras: i) o SEB necessita de novas UTEs a GN?; e ii) quais os impactos da implantação das novas UTEs a GN previstas na lei de privatização da Eletrobras? Os resultados demonstram que a contratação compulsória de UTEs a GN no Brasil resultará em: i) custos adicionais de infraestrutura para transporte de GN até as UTEs; ii) aumento em 40% das emissões anuais de GEE do SEB; e iii) aumento da demanda por recursos hídricos, devido ao consumo de água para operação das UTEs. Por outro lado, para garantir o aumento da demanda de energia e a segurança energética do SEB no longo prazo, exige-se a expansão das redes de transmissão e da geração solar e eólica como meios mais econômicos para reduzir as emissões de GEE do setor elétrico. É preciso garantir a proteção da biodiversidade, os direitos das comunidades afetadas pela implantação desses projetos e a operação coordenada dessas novas usinas com o parque hidrelétrico brasileiro, de forma a garantir o armazenamento de energia na forma de água para períodos de escassez hídrica e para controle da carga. Por fim, conclui-se que: i) é fundamental considerar não apenas as emissões de GEE, mas também os impactos ambientais e sociais ao avaliar a expansão da geração de energia no Brasil; ii) a implantação das UTEs a GN é um contrassenso à TE brasileira, pois aumenta os impactos ambientais, o preço da tarifa de energia, retarda o atingimento das metas de descarbonização do SEB e da Agenda 2030; e iii) vai na contramão das evidências científicas, amplamente divulgadas nacionalmente e internacionalmente, que recomendam expandir a oferta brasileira de energia elétrica a partir de fontes solar e eólica. Portanto, o SEB não precisa de UTEs fósseis inflexíveis.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleThe Brazilian electricity system : an evaluation of the thermoelectric plants under the Eletrobras privatization lawpt_BR
dc.title.alternativeO Sistema elétrico brasileiro : uma avaliação das termelétricas da lei de desestatização da Eletrobráspt_BR
dc.title.alternativeEl Sistema eléctrico brasileño : una evaluación de las centrales termoeléctricas en la ley de privatización de Eletrobraspt_BR
dc.typeRevista Tempo do Mundo - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 295-318 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Energia::Energia. Fontes de Energia. Combustíveis::Planejamento Energéticopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTransição energéticapt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento energéticopt_BR
dc.subject.keywordSetor elétrico brasileiropt_BR
dc.subject.keywordGás naturalpt_BR
dc.subject.keywordEletrobraspt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13401pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a exigência de contratação de 8.000 MW de novas UTEs a GN – térmicas-jabutis – a partir da Lei no 14.182/2021 de desestatização da Eletrobras e seu impacto no SEB.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Tempo do Mundo: n. 32, ago. 2023.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractDiscussions on the energy transition (ET) in the Brazilian electricity sector (sistema elétrico brasileiro –SEB) have often considered the insertion of natural gas (NG) thermoelectric plants (TPPs) as a solution to energy security. The SEB has a high penetration of renewable sources (84%). Its decarbonization is a mechanism that can contribute to Brazil’s greenhouse gas (GHG) emission reduction targets and help mitigate the impacts of climate change by increasing the share of renewable sources. With this in mind, the aim of this paper is to analyse the requirement to contract 8,000 MW of new NG-fired thermal power plants – thermal-jabutis – based on Eletrobras’ privatization law No. 14,182/2021 and its impact on the SEB. Methodologically, two guiding questions are used: i) does the SEB need new NG TPPs?; and ii) what are the impacts of implementing the new NG TPPs provided for in the Eletrobras privatization law? The results show that the compulsory contracting of NG TPPs in Brazil will result in: i) additional infrastructure costs for transporting NG to the TPPs; ii) a 40% increase in the SEB’s annual GHG emissions; and iii) an increase in the demand for water resources, due to the consumption of water to operate the TPPs. On the other hand, in order to guarantee the increase in energy demand and the energy security of the SEB in the long term, the expansion of transmission networks and solar and wind generation are required as the most economical means of reducing GHG emissions from the electricity sector. It is necessary to guarantee the protection of biodiversity, the rights of communities affected by the implementation of these projects and the coordinated operation of these new plants with the Brazilian hydroelectric park, in order to guarantee the storage of energy in the form of water for periods of water scarcity and load control. Finally, we conclude that: i) it is essential to consider not only GHG emissions, but also environmental and social impacts when evaluating the expansion of power generation in Brazil; ii) the implementation of NG TPPs is a contradiction to the Brazilian TE, as it increases environmental impacts, the price of the energy tariff, delays the achievement of the decarbonization goals of the SEB and the 2030 Agenda; and iii) it goes against the scientific evidence, widely disseminated nationally and internationally, which recommends expanding the Brazilian supply of electricity from solar and wind sources. Therefore, the SEB does not need inflexible fossil TPPs.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEnergiapt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_32_artigo9_The_brazilian.pdf616.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.