Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13627
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dinamica_economica_Cap06.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Classe de origem e resultados educacionais : uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade
Authors: Salata, André Ricardo
Abstract: O principal objetivo deste capítulo é examinar se houve redução das disparidades nos resultados educacionais ao considerar medidas de escolaridade que levem em conta a posição educacional relativa. Para isso, criamos três medidas de educação relativa, que serão usadas como variáveis dependentes em modelos estatísticos para avaliar os efeitos da classe de origem sobre a escolaridade alcançada em três grupos de indivíduos. Os resultados serão comparados com os de modelos que utilizam medidas tradicionais de escolaridade absoluta. O capítulo está organizado em seis seções, começando com esta introdução. Na segunda seção, fazemos uma breve revisão do debate sobre DRE. Na terceira seção, argumentamos a favor da relevância e adequação de considerar a educação como um bem posicional, mensurando-a de forma relativa, com base na literatura sobre o assunto. Na quarta seção, discutimos a fonte de dados, a estratégia metodológica e as técnicas aplicadas, além de formalizar nossas hipóteses. Os resultados obtidos e sua descrição são apresentados na quinta seção. Por fim, na sexta seção, discutimos os resultados alcançados e suas implicações para o debate sobre o tema no Brasil.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12568
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Educação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.