Publicação: Controvérsias de economia agrícola: uma revisão crítica
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Textos para Discussão Interna (TD) 184: Controvérsias de economia agrícola: uma revisão crítica, Dispute agricultural economy: a critical review
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O trabalho analisa o desempenho da agricultura na década de 80. Mostra-se que o produto agrícola preservou, em boa parte, nessa década, sua tendência de crescimento dos anos 70, e comportamento cíclico desse produto não guardou uma relação sistemática com a evolução cíclica geral. Essa última conclusão, em particular, suscitou o retorno às contribuições de uma antiga literatura sobre o comportamento da produção e dos preços agrícolas no ciclo econômico, adaptada, entretanto, para levar em conta aspectos especialmente relevantes na análise do caso brasileiro. O trabalho argumenta, ainda, que houve uma nítida melhora no desempenho da produção agrícola para o mercado interno, e procura situar esse fenômeno numa perspectiva de análise mais ampla da contribuição da agricultura ao processo de ajustamento da economia brasileira à crise externa. Permeia todo o trabalho uma preocupação de usar essa experiência histórica recente como base para uma revisão crítica de questões polêmicas na área de Economia Agrícola no Brasil.
