Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarreto, Angela Maria Rabelo Ferreira-
dc.contributor.otherCamargo, Sebastião (Colaborador)-
dc.contributor.otherMoraes, Antônio José (Colaborador)-
dc.contributor.otherGusso, Divonzir A. (Colaborador)-
dc.contributor.otherSilva, Luiz Carlos Eichenberg (Colaborador)-
dc.contributor.otherDemo, Pedro (Colaborador)-
dc.contributor.otherSobrinho, José Amaral (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1977-1987pt_BR
dc.date.accessioned2013-07-10T17:54:33Z-
dc.date.available2013-07-10T17:54:33Z-
dc.date.issued1991-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1403-
dc.description.abstractEste texto apresenta uma análise comparativa da distribuição dos professores leigos do ensino de primeiro grau em dois momentos - 1977 e 1987, utilizando como recortes as regiões, unidades da federação, localização (urbana e rural) e dependência administrativa da escola. São tratados os dados de todas as escolas, inclusive as de apenas uma sala. Com base na evolução do número de professores leigos, no período 77-87, aqui se faz, também, o esforço de traçar algumas perspectivas para o próximos anos, considerando hipóteses alternativas sobre expansão quantitativa do ensino básico, e sobre o percentual de leigos no total do corpo docente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA geografia do professor leigo: situação atual e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 223: A geografia do professor leigo: situação atual e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeThe geography of the lay teacher: current situation and prospectsen
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical62 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseLicença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEnsino básicopt_BR
dc.subject.keywordSituação dos docentespt_BR
ipea.description.objectiveExplorar as diferenciações significativas entre as unidades da federação, traçando a geografia do professor leigo e como esta vem se desenvolvendo nos últimos anos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 223pt_BR
ipea.description.additionalinformationAnexo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0223.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.