Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1404
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0159.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open
Title: Alta inflação e fronteira de estabilidade: um modelo para análise de trajetórias explosivas da inflação
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 159: Alta inflação e fronteira de estabilidade: um modelo para análise de trajetórias explosivas da inflação
High inflation and border stability: a model for analysis of explosive inflation paths
Authors: Giambiagi, Fabio
Abstract: Desde meados dos anos 80 a economia brasileira parece ter ingressado na rota da hiperinflação, no sentido de que revela uma tendência sistemática ao aumento das taxas de inflação, apenas recorrente e temporariamente interrompida por sucessivos choques desindexatórios. Esse processo de aceleração gradual diferencia o período tanto da história anterior da inflação brasileira - caracterizada pela evolução em patamares relativamente estáveis - como dos casos clássicos de hiperinflação, marcado pelo caráter vertiginoso da elevação das taxas. Este artigo procura explicar as razões de tal especificidade, tentando mostrar os fatores que formaram uma situação compatível com a estabilidade das taxas de inflação, no passado, incompatível no presente. Argumenta-se que as causas desse fato residem na mudança da equação da demanda de moeda, no aumento das necessidades globais de financiamento do setor público e na redução da sua capacidade de endividamento interno. Dessa forma, taxas de inflação que no passado geravam um certo nível de imposto inflacionário tendem a gerar agora uma arrecadação menor desse imposto, justamente no momento em que este deveria aumentar para compensar a menor capacidade de endividamento público. Como consequência, o financiamento do déficit "exige" uma taxa de inflação maior, a qual, acentuando a fuga de moeda por parte dos agentes, tende a uma aceleração permanente. A conclusão é que a solução do problema implica reduzir a relação necessidades globais de financiamento do setor público/PIB e/ou recuperar a capacidade de endividamento adicional do governo.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.