Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1425
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1588.pdf4.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Propriedades dinâmicas de um modelo DSGE com parametrizações alternativas para o Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1588: Propriedades dinâmicas de um modelo DSGE com parametrizações alternativas para o Brasil
Dynamic properties of a DSGE model with alternative parameterizations for Brazil
Authors: Cavalcanti, Marco Antônio Freitas de Hollanda
Vereda, Luciano
Abstract: O objetivo deste texto é analisar as propriedades dinâmicas de um modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral – Dynamic Stochastic General Equilibrium (DSGE) – para o Brasil, sob parametrizações alternativas do modelo. Inicialmente, apresenta-se uma revisão cuidadosa da literatura, de modo a identificar “faixas admissíveis” de valores para alguns dos principais parâmetros encontrados na classe de modelos DSGE. Em seguida, calculam-se funções de resposta a impulso (FRI) de interesse, sob diversas parametrizações do modelo. Em uma primeira etapa, as FRIs são calculadas variando-se o valor de alguns parâmetros de interesse, um de cada vez, de modo a analisar a sensibilidade das FRIs a cada parâmetro tomado isoladamente. Em uma segunda etapa, realiza-se uma análise de “sensibilidade global” das FRIs do modelo: i) sorteiam-se valores para cada parâmetro do modelo dentro das faixas de valores admissíveis identificadas previamente; ii) calculam-se FRIs para os choques de interesse; iii) repetindo tal procedimento um número grande de vezes, obtêm-se “intervalos de confiança” para as FRIs desejadas. De acordo com os resultados obtidos, as respostas de algumas das principais variáveis macroeconômicas aos choques analisados são compatíveis com fatos estilizados para a economia brasileira e são razoavelmente robustas à escolha dos parâmetros estruturais do modelo no que se refere a seu timing, mas não no que diz respeito à sua magnitude.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.