Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1436
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1571.pdf473.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Expansão econômica e aumento da formalização das relações de trabalho: uma abordagem através das contratações
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1571: Expansão econômica e aumento da formalização das relações de trabalho: uma abordagem através das contratações
Economic expansion and increased formalization of labor relations: an approach through the hiring
Authors: Corseuil, Carlos Henrique Leite
Foguel, Miguel Nathan
Abstract: Este estudo investiga tanto teórica quanto empiricamente a relação entre expansão econômica e aumento do grau de formalização do mercado de trabalho brasileiro no período recente. Em termos teóricos, apresentamos um arcabouço, baseado em modelos de busca por emprego (search models), que procura explicar o aumento da formalização por meio da dinâmica de contratações de trabalhadores durante períodos de expansão da atividade econômica. As principais predições desse arcabouço são de que o grau de formalização cresce à medida que a taxa de desemprego cai e o diferencial de salários entre trabalhadores formais e informais aumenta, pelo menos no início da expansão da economia. Na parte empírica, fazemos uso dos dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para testar se essas duas predições se confirmam. Os resultados obtidos corroboram em larga medida ambas as predições.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.