Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1473
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1327.pdf186.32 kBAdobe PDFView/Open
Title: Investimento estrangeiro direto e inovação: um estudo sobre ramos selecionados da indústria no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1327: Investimento estrangeiro direto e inovação: um estudo sobre ramos selecionados da indústria no Brasil
Foreign direct investment and innovation: a study of selected branches of industry in Brazil
Authors: Jorge, Marina Filgueiras
Abstract: A partir da década de 1990, a economia brasileira passou por reformas estruturais e liberalizantes, além de intensa internacionalização produtiva. Este trabalho explora em que medida a maior participação do investimento estrangeiro direto (IED) ajudou ou inibiu o processo de mudança estrutural na indústria, analisando a existência ou não de transbordamento – spillover – de produtividade, a partir da presença de empresas transnacionais em cinco cadeias produtivas selecionadas no período de 1998 a 2003. Por meio da análise de painel com microdados das empresas industriais, os resultados indicaram a existência de vantagens competitivas das empresas transnacionais (ETNs) em relação às empresas locais. Esse diferencial de desempenho, no entanto, não se mostrou uma fonte de transferência de conhecimento tecnológico que pudesse refletir em ganhos de produtividade para as empresas fornecedoras domésticas. Além disso, os efeitos sobre as cadeias produtivas mostraram-se heterogêneos. De modo que esse resultado pode ajudar no desenvolvimento de instrumentos da política industrial seletiva.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.