Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1488
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1337.pdf333.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Revisitando a função de reação fiscal no Brasil pós-real: uma abordagem de mudanças de regime
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1337: Revisitando a função de reação fiscal no Brasil pós-real: uma abordagem de mudanças de regime
Revisiting the fiscal reaction function in Brazil post-Real: an approach of regime change
Authors: Mendonça, Mario Jorge Cardoso de
Santos, Cláudio Hamilton Matos dos
Abstract: Este artigo apresenta várias especificações econométricas – notadamente modelos Markov-Switching – para a “função de reação fiscal” do setor público consolidado brasileiro após o Plano Real. Os resultados obtidos sugerem fortemente que a política fiscal no Brasil apresentou dois regimes distintos após o Plano Real, sendo que o final do ano 2000 marca o período mais provável da transição entre esses dois regimes. O regime “pós-2000” se caracteriza por uma baixa (ou mesmo nula) reação do superávit primário a variações na dívida líquida do setor público (DLSP). Em contraste, no regime anterior a 2000 (de maior volatilidade) a reação do superávit primário a variações na DLSP é bastante evidente. Observou-se, ainda, que em ambos os regimes o superávit primário parece responder positivamente a variações no produto e que em nenhum dos dois regimes o governo parece ter utilizado explicitamente a política fiscal como instrumento de controle da inflação.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.