Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1491
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1629.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desigualdade de transplantes de órgãos no Brasil: análise do perfil dos receptores por sexo e raça ou cor
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1629: Desigualdade de transplantes de órgãos no Brasil: análise do perfil dos receptores por sexo e raça ou cor
Authors: Marinho, Alexandre
Cardoso, Simone de Souza
Almeida, Vivian Vicente de
Abstract: O presente texto trata do perfil dos transplantados e do problema das desigualdades no acesso aos transplantes de órgãos no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Sistema Único de Saúde (SUS). A equidade nos procedimentos relacionados com transplantes de órgãos no Brasil recebe garantias constitucionais. Um recorte por gênero indica que o Brasil tem população com maioria de mulheres. Sob o ponto de vista étnico, pretos e pardos são a maioria da população. As necessidades de transplantes não diferem muito entre esses diferentes grupos populacionais. A despeito disso, contata-se que a maioria dos transplantes de órgãos, no Brasil, são feitos em homens e em brancos. Existem inúmeras causas para essas desigualdades.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.