Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1538
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonasterio, Leonardo Monteiro-
dc.contributor.authorReis, Eustáquio José-
dc.contributor.otherPimentel, Márcia (Colaborador)-
dc.contributor.otherAlvarenga, Ana Isabel (Colaborador)-
dc.contributor.otherFerreira, Bárbara (Colaborador)-
dc.contributor.otherHorta, Maria do Carmo (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1872-1920pt_BR
dc.date.accessioned2013-07-29T17:12:58Z-
dc.date.available2013-07-29T17:12:58Z-
dc.date.issued2008-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1538-
dc.description.abstractO trabalho apresenta perspectivas históricas às desigualdades econômicas regionais no Brasil. São analisadas as mudanças na concentração espacial das atividades econômicas baseadas em dados sobre a distribuição da força de trabalho a partir dos Censos de 1872 e 1920. A Nova Geografia Econômica (NGE) é o arcabouço analítico que mostra como geografia, custos de transporte e dotação de fatores deram impulso à industrialização da cidade de São Paulo e por que o acelerado crescimento industrial teve impacto tão limitado e defasado no restante do país. Em suma, a explicação está na redução dos custos de transporte gerada pelas ferrovias associada à imigração internacional subsidiada como solução institucional para a carência de mão-de-obra. Resultados econométricos mostraram que a Nova Geografia Econômica é uma ferramenta para compreender as raízes das desigualdades regionais no Brasil. O modelo de localização das atividades manufatureiras em 1920 sugere a importância dos custos de transporte, forças aglomerativas e externalidades associadas à imigração na concentração espacial da indústria brasileira.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMudanças na concentração espacial das ocupações nas atividades manufatureiras no Brasil: 1872-1920pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1361: Mudanças na concentração espacial das ocupações nas atividades manufatureiras no Brasil: 1872-1920pt_BR
dc.title.alternativeChanges in the spatial concentration of occupations in manufacturing activities in Brazil: 1872-1920pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical32 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDesigualdades econômicas regionaispt_BR
dc.subject.keywordDistribuição da força de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordIndustrializaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrescimento industrialpt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar as mudanças na concentração espacial das atividades econômicas baseadas em dados sobre a distribuição da força de trabalho a partir dos Censos de 1872 e 1920.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1361pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper provides historical perspectives on regional economic inequalities in Brazil. It analyzes the changes in the spatial concentration of economic activities based upon data on the municipal distribution of the labor force by occupation from the Censuses of 1872 and 1920. The New Economic Geography provides the analytical framework to show how geography, transport costs and factor endowments gave industrial preeminence to the city of São Paulo and why the accelerated industrial growth had such a limited and delayed effects in the rest of the country. In short, the explanation lies in the significant reduction in transport costs brought by railroads associated with subsidized international migration as an institutional solution to the labor shortage problem. Estimation results show that the New Economic Geography is a tool to understand the roots of regional inequalities in Brazil. The model on the location of manufacturing activities in 1920 indicates the importance of transport cost, agglomeration forces and the externalities associated with overseas immigration in the spatial concentration of Brazilian industrialization.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1361.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.