Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1571
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1610.pdf997.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Investimento direto e internacionalização de empresas brasileiras no período recente
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1610: Investimento direto e internacionalização de empresas brasileiras no período recente
Authors: Hiratuka, Célio
Sarti, Fernando
Abstract: O presente trabalho avaliou as mudanças recentes no perfil e os condicionantes do processo de internacionalização produtiva das empresas brasileiras. Nos anos 1990, o processo foi pouco intenso e concentrou-se em número reduzido de grandes empresas nacionais, que buscavam compensar no mercado externo a retração e/ou o baixo dinamismo do mercado doméstico ou mesmo contornar os entraves protecionistas a suas exportações. A partir de meados dos anos 2000, a estratégia de internacionalização abrangeu número maior de setores (industriais e de serviços) e de empresas, inclusive de médio porte, com importante inserção regional. Ainda assim, o processo foi mais intenso nos setores de commodities (petróleo, mineração, siderurgia, papel e celulose, e alimentos) e de serviços (engenharia e construção civil) com inserção global, o que reflete o padrão de especialização da estrutura produtiva e a maior competitividade desses setores. A melhoria nos indicadores financeiros e nas condições de financiamento foi fator decisivo para suportar o novo ciclo de internacionalização. A maior rentabilidade contribuiu para melhorar as condições de autofinanciamento das empresas, bem como sua capacidade de alavancagem financeira. Também foi decisiva a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na concessão de empréstimos e/ou nas operações de capitalização das empresas, sobretudo para viabilizar as operações de fusões e aquisições (F&A), o que aponta para estratégias de internacionalização mais ativas das empresas brasileiras.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.