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dc.contributor.authorCampos Neto, Carlos Alvares da Silva-
dc.contributor.authorSoares, Ricardo Pereira-
dc.contributor.authorFerreira, Iansã Melo-
dc.contributor.authorPompermayer, Fabiano Mezadre-
dc.contributor.authorRomminger, Alfredo Eric-
dc.contributor.otherSousa, Frederico Hartmann de (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1950-2010pt_BR
dc.date.accessioned2013-08-19T00:17:17Z-
dc.date.available2013-08-19T00:17:17Z-
dc.date.issued2011-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1637-
dc.description.abstractTendo por base a relevância do setor rodoviário na atividade econômica nacional, destacadamente, no que concerne ao transporte de cargas, o Ipea entendeu por bem realizar este estudo, que aborda as principais questões econômicas e institucionais envolvendo as rodovias brasileiras. Primeiramente, faz-se uma contextualização do panorama rodoviário, tratando desde a expansão ocorrida na década de 1950, até as recentes ideias de concessão e parcerias público – privadas (PPPs). Em seguida, descreve-se o modelo de financiamento e investimento do setor, identificando-se as principais fontes públicas e privadas de recursos para a expansão e a operação das vias nacionais. Ademais, são mostrados os principais problemas e demandas de infraestrutura rodoviária, consubstanciados no Mapeamento Ipea de Obras Ferroviárias, seguindo-se com uma análise de como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem atuado sobre essas deficiências. É discutida ainda a matriz de transportes brasileira e o papel desempenhado pelas rodovias nessa matriz hoje, e as perspectivas de futuro. Por fim, sumarizam-se os principais resultados do estudo.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGargalos e demandas da infraestrutura rodoviária e os investimentos do PAC: mapeamento Ipea de obras rodoviáriaspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1592: Gargalos e demandas da infraestrutura rodoviária e os investimentos do PAC: mapeamento Ipea de obras rodoviáriaspt_BR
dc.title.alternativeBottlenecks and demands of road infrastructure and the PAC investment: mapping IPEA of roadworkspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical62 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSetor rodoviáriopt_BR
dc.subject.keywordRodoviaspt_BR
dc.subject.keywordModelo de financiamento e investimentopt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC)pt_BR
dc.subject.keywordConcessãopt_BR
dc.subject.keywordParcerias Público – Privadas (PPPs)pt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura rodoviáriapt_BR
ipea.description.objectiveContextualizar o panorama rodoviário brasileiro desde a década de 1950, descrever o modelo de financiamentos e investimentos do setor, e mostrar os principais problemas e demandas de infraestrutura rodoviária, levando-se em conta o Mapeamento Ipea de Obras Ferroviárias e uma análise de como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem atuado sobre essas deficiências.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1592pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationNota de conteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractAcknowledged the importance of the Road transportation to Brazilian economy, especially when considering cargo transportation, Ipea has studied the main economical and institutional problems that involve Brazilian roads. Firstly, we present an overview of the road system from 1950’s expansion to today’s concessions and private-public partnerships’ arguments. Following, we describe the financing model for this segment as well as the investments it’s received – public and private – for expanding and operating. Afterwards, we present the major infra-structural demands, consolidating the Mapeamento Ipea de Obras Ferroviárias, followed by an analysis of how has the government program, PAC, been impacting over those needs. Next, we review Brazil’s transport system division, analyzing the participation of road transport as it is now, and its perspectives for the next fifteen years. At last, we describe the general results of our analysis.pt_BR
ipea.researchfieldsFortalecimento do Estado, das Instituições e da Democraciapt_BR
ipea.classificationEstado. Administração Publica. Governopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Transportes: Livros

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