Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1649
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1137.pdf350.81 kBAdobe PDFView/Open
Title: A face feminina da pobreza: sobre-representação e feminização da pobreza no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1137: A face feminina da pobreza: sobre-representação e feminização da pobreza no Brasil
The feminine face of poverty: over-representation and the feminization of poverty in Brazil
Authors: Costa, Joana Simões
Pinheiro, Luana
Medeiros, Marcelo
Queiroz, Cristina
Abstract: O objetivo deste estudo é avaliar a hipótese de que houve feminização da pobreza no Brasil ao longo do período 1983-2003, bem como se há uma sobre-representação feminina na pobreza. Cabe ressaltar que a sobre-representação e a feminização são fenômenos relacionados, porém, distintos. Enquanto o primeiro diz respeito à constatação de uma maior pobreza entre as mulheres ou famílias por elas chefiadas em um determinado momento, o segundo refere-se a mudanças ocorrendo entre dois pontos na história. A partir de testes baseados em seis definições de feminização da pobreza, não se encontrou, de um modo geral, qualquer indício consistente que pudesse caracterizar esse fenômeno. O mesmo se deu com os testes de sobre-representação, com exceção dos domicílios chefiados por mulheres com filhos. Por fim, sob a hipótese de distribuição intradomiciliar desigual dos recursos, permanece o resultado de inexistência de um processo de feminização, mas constata-se uma sobre-representação de mulheres entre os pobres.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.