Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Rafael Henrique Moraes-
dc.contributor.authorHerrero, Verónica-
dc.contributor.otherSilva, Inaê Elias Magno da (Colaborador)-
dc.contributor.otherMorais, Maria da Piedade (Colaborador)-
dc.contributor.otherNogueira, Bianca Coelho (Colaborador)-
dc.coverage.spatialRegião metropolitana de Campinas (SP), Brasilpt_BR
dc.coverage.spatialAglomerado urbano da Grande Buenos Aires, Argentinapt_BR
dc.date.accessioned2013-08-20T17:17:48Z-
dc.date.available2013-08-20T17:17:48Z-
dc.date.issued2009-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1656-
dc.description.abstractRecentes estudos apontam o fenômeno da mobilidade pendular (migración pendular ou commuting) como elemento central na compreensão de dinâmicas regionais de integração urbana. O presente estudo propõe uma tipologia teórico-metodológica composta por três tipos ideais (puros) de deslocamento pendular com base em três processos socioespaciais que originam seus fluxos (concentração urbana, saturação urbana e desconcentração produtiva). Esses processos sintetizariam aqueles elementos que condicionam tanto o padrão espacial dos deslocamentos pendulares quanto o perfil socioeconômico daqueles que realizam estes deslocamentos. O artigo apresenta ainda uma análise exploratória de dados sobre os deslocamentos pendulares na região metropolitana (RM) de Campinas (Brasil) e no aglomerado urbano da Grande Buenos Aires (Argentina) onde se problematiza a necessidade de um prisma crítico capaz de identificar, na base empírica da pendularidade, as suas heterogeneidades internas ocultas por análises estritamente descritivas. Ao final, apresenta-se uma tentativa de operacionalização da tipologia para a RM de Campinas e são feitas considerações nas quais se espera estabelecer alguns pontos iniciais para uma futura discussão teórico-metodológica mais aprofundada acerca do tema.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMobilidade pendular: uma proposta teórico-metodológicapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1395: Mobilidade pendular: uma proposta teórico-metodológicapt_BR
dc.title.alternativeCommuting: A theoretical and methodological proposalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical26 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordMobilidade pendularpt_BR
dc.subject.keywordDinâmicas regionais de integração urbanapt_BR
dc.subject.keywordDeslocamentos pendularespt_BR
ipea.description.objectivePropor uma tipologia teórico-metodológica composta por três tipos ideais (puros) de deslocamento pendular com base em três processos socioespaciais que originam seus fluxos (concentração urbana, saturação urbana e desconcentração produtiva); realizar análise exploratória de dados sobre os deslocamentos pendulares na região metropolitana (RM) de Campinas (Brasil) e no aglomerado urbano da Grande Buenos Aires (Argentina).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1395pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractRecent studies point to commuting as a key element to understand regional dynamics and urban integration. This study propose three ideal types (Max Weber) of commuting flows based on its relations with social processes which impact urban structure by affecting residence and job locations in urban space. These processes (urban concentration, urban suburbanization and economic deconcentration) synthesize the elements which affect commuting patterns and commuters’ socioeconomic characteristics. The article explores commuting data in metropolitan region of Campinas (Brazil) and in the urban agglomeration of Grande Buenos Aires (Argentina) in a way to point the importance of a framework able to identify its internal heterogeneities hidden by strictly descriptive analysis. The article also presents an attempt to operationalization of the typology for the metropolitan region of Campinas.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationCiência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatísticapt_BR
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1395.pdf474.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.