Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1739
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1226.pdf202.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Determinantes da sustentabilidade e do custo previdenciário: aspectos conceituais e comparações internacionais
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1226: Determinantes da sustentabilidade e do custo previdenciário: aspectos conceituais e comparações internacionais
Determinants of sustainability and social security cost: conceptual issues and international comparisons
Authors: Caetano, Marcelo Abi-Ramia
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores que influenciam o custo e a sustentabilidade de um plano previdenciário e de, a partir de referencial teórico, realizar comparações internacionais, com destaque para a posição brasileira no cenário mundial. O trabalho se dividirá em quatro seções. Na primeira, expõem-se, dentro de um delineamento teórico-abstrato, os principais aspectos conceituais que influenciam a sustentabilidade fiscal de um regime de previdência. Na segunda seção, trabalham-se as variáveis quantitativas relevantes para um comparativo internacional. Na terceira seção, dedica-se ao comparativo internacional das variáveis qualitativas que explicam em grande parte a razão das diferenças internacionais nas duas variáveis quantitativas fundamentais, quais sejam, razão de dependência e taxa de reposição. A seção final conclui o texto.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.