Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1853
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1497.pdf580.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Despesas de investimento municipais das capitais brasileiras no período 2001-2008: o que podemos inferir com base nos dados bimestrais dos relatórios resumidos de execução orçamentária?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1497: Despesas de investimento municipais das capitais brasileiras no período 2001-2008: o que podemos inferir com base nos dados bimestrais dos relatórios resumidos de execução orçamentária?
Authors: Ribeiro, Márcio Bruno
Ferreira, Alessandra dos Santos
Silva, Hilton Leal
Rocha, Wanderson Silva
Abstract: O trabalho procura discutir a qualidade e propõe algumas melhorias nos dados de séries temporais de alta frequência referentes às despesas de investimento dos governos municipais das capitais dos estados brasileiros. Como ponto de partida, utilizam-se os dados bimestrais destas despesas para o período entre 2001 e 2008, divulgados nos relatórios resumidos de execução orçamentária (RREOs), documentos que são elaborados segundo as normas e diretrizes estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em seguida, avalia-se a consistência das informações disponíveis quanto a determinados critérios e, diante dos problemas verificados nos dados publicados, propõem-se alguns ajustes com o objetivo de melhorar a confiabilidade destas informações. Por fim, apresentam-se as séries resultantes e uma breve análise do seu comportamento.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.