Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBatista, Fábio Ferreira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-09-30T17:44:12Z-
dc.date.available2013-09-30T17:44:12Z-
dc.date.issued2004-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1857-
dc.description.abstractEste trabalho discute o conceito da Gestão do Conhecimento (GCO) e a sua importância para a Administração Pública, além de identificar o estágio de implementação da GCO em que se encontram seis organizações do executivo federal – Banco do Brasil, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Processamento de Dados (Serpro), e Petróleo Brasileiro (Petrobras) –, com base no método da American Productivity and Quality Center (APQC): “Road Map to Knowledge Management Results”. O estudo destaca algumas práticas de sucesso, situa o tema GCO nas organizações públicas no campo de estudo da Gestão Pública e defende a tese de que a finalidade da GCO em tais organizações deve ser vista de forma mais ampla que em empresas do setor produtivo. Além disso, ressalta a importância da implementação de uma política de gestão do conhecimento – com diretrizes e estratégias claramente definidas – para “massificar” e agilizar o processo de institucionalização da GCO na Administração Pública.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGoverno que aprende: gestão do conhecimento em organizações do executivo federalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1022: Governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do executivo federalpt_BR
dc.title.alternativeGovernment learning: knowledge management in federal executive organizationspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical108 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordGestão do Conhecimento (GC)pt_BR
dc.subject.keywordExecutivo federalpt_BR
dc.subject.keywordGestão públicapt_BR
dc.subject.keywordPolítica de gestão do conhecimentopt_BR
ipea.description.objectiveDiscutir o conceito da Gestão do Conhecimento (GCO) e a sua importância para a Administração Pública, assim como identificar o estágio de implementação da GCO em seis organizações do executivo federal e destacar algumas práticas de sucesso.pt_BR
ipea.description.methodologyAvaliação baseada nas seguintes metodologias: o consultor José Cláudio C. Terra (2001); de avaliações de organizações de consultoria (American Productivity and Quality Center (APQC), Price Waterhouse Coopers e KPMG); de instrumentos de avaliação da gestão - Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), e Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF); de pesquisa conduzida pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1022pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper analyses the importance of the concept of Knowledge Management (KM) for the public administration and identifies the stages in the process of implementation of KM of six Brazilian federal organizations – Banco do Brasil, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Processamento de Dados (Serpro), Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobras) – according with the method adopted by the American Productivity and Quality Center (APQC): “Road Map to Knowledge Management Results”. Knowledge Management practices in the organizations are highlighted and KM in the public sector is seen as part of the field of study known as Public Management. It is argued that the objective of KM in public organizations should be seen in a broader perspective than in the private sector and it is stressed the importance of a public knowledge management policy – with clear guidelines and strategies – to spread KM to all areas of the Brazilian federal government and to quicken the process of institutionalization of KM in the Public Administration as well.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1022.pdf427.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.