Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1862
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1027.pdf274.88 kBAdobe PDFView/Open
Title: Geração de empregos e realocação espacial no mercado de trabalho brasileiro - 1992-2002
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1027: Geração de empregos e realocação espacial no mercado de trabalho brasileiro - 1992-2002
Job creation and reallocation of space in the Brazilian labor market - 1992-2002
Authors: Ramos, Lauro
Ferreira, Valéria
Abstract: O objetivo principal deste trabalho é averiguar a extensão da geração de empregos e distribuição dos mesmos, no plano nacional, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 1992 e 2002. Os resultados deste exercício revelam que a realocação espacial no mercado de trabalho brasileiro ocorreu de forma diferenciada, de acordo com o objeto de análise. Em relação aos grandes agregados inspecionados — ocupação e desocupação — os resultados mostram que os movimentos não foram tão intensos. Para segmentos específicos, como o emprego na indústria e no setor formal e o desemprego entre chefes de domicílio, por exemplo, as diferenças são mais pronunciadas, principalmente na esfera metropolitana, vis-à-vis as demais áreas do país.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.