Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorParente, Marta Maria de Alencar-
dc.contributor.authorLück, Heloísa-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-10-03T13:22:14Z-
dc.date.available2013-10-03T13:22:14Z-
dc.date.issued2004-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1867-
dc.description.abstractEste texto descreve mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar praticados no Ensino Fundamental público, por sistemas estaduais e municipais de educação, identificados em Oficina de Trabalho sobre a questão, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Tal Oficina foi realizada no contexto da proposta de pesquisa para o mapeamento desses programas e de seus resultados, realizados pelas Unidades Federadas, e teve por objetivo colher subsídios sobre os principais conceitos, as dimensões e os processos praticados na correção do fluxo escolar e na eliminação da distorção idade–série no Ensino Fundamental, a fim de embasar o desenho de instrumentos para o levantamento de informações (coleta de dados) dessa pesquisa. Os temas tratados neste trabalho estão sistematizados e ordenados nas seguintes seções: 1) Introdução; 2) Um panorama sobre a correção da distorção idade–série; 3) Dados sobre a educação brasileira; 4) Questões conceituais e metodológicas relacionadas à correção do fluxo escolar; 5) Experiências de correção da distorção idade-série; 6) Questões a serem consideradas nos estudos de avaliação dos mecanismos de correção da distorção idade–série; 7) Conclusões; e 8) Recomendações finais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1032: Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMechanisms and experiences in elementary school flow correctionpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCorreção do fluxo escolarpt_BR
dc.subject.keywordDistorção idade-sériept_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental públicopt_BR
ipea.description.objectiveDescrever mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar praticados no Ensino Fundamental público, por sistemas estaduais e municipais de educação.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1032pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis document describes mechanisms and practices for the correction of students’ flux at the Public Elementary Education schools, implemented at state and municipal educational systems. The information here presented was a result of a Workshop about the Mechanisms of Correction of Students Flux, organized by Ipea, with the objective of systematizing concepts and methodology regarding such practice, as viewed by experts in the area, as a means to subsidize a research project related to such programs. The themes developed in the Workshop are organized in the following aspects: i) the context of discussion on the mechanisms of students’ flux correction; ii) data about Brazilian education; iii) conceptual and methodological aspects related to mechanisms for the correction of age-grade distortion; iv) experiences of correction of age-grade distortion; v) basic issues related to the evaluation of mechanisms of student’s flux correction; vi) conclusions and suggestions; and vii) final recommendations.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1032.pdf159.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.