Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1867
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Parente, Marta Maria de Alencar | - |
dc.contributor.author | Lück, Heloísa | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-03T13:22:14Z | - |
dc.date.available | 2013-10-03T13:22:14Z | - |
dc.date.issued | 2004-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1867 | - |
dc.description.abstract | Este texto descreve mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar praticados no Ensino Fundamental público, por sistemas estaduais e municipais de educação, identificados em Oficina de Trabalho sobre a questão, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Tal Oficina foi realizada no contexto da proposta de pesquisa para o mapeamento desses programas e de seus resultados, realizados pelas Unidades Federadas, e teve por objetivo colher subsídios sobre os principais conceitos, as dimensões e os processos praticados na correção do fluxo escolar e na eliminação da distorção idade–série no Ensino Fundamental, a fim de embasar o desenho de instrumentos para o levantamento de informações (coleta de dados) dessa pesquisa. Os temas tratados neste trabalho estão sistematizados e ordenados nas seguintes seções: 1) Introdução; 2) Um panorama sobre a correção da distorção idade–série; 3) Dados sobre a educação brasileira; 4) Questões conceituais e metodológicas relacionadas à correção do fluxo escolar; 5) Experiências de correção da distorção idade-série; 6) Questões a serem consideradas nos estudos de avaliação dos mecanismos de correção da distorção idade–série; 7) Conclusões; e 8) Recomendações finais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1032: Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Mechanisms and experiences in elementary school flow correction | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 38 p. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Correção do fluxo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distorção idade-série | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental público | pt_BR |
ipea.description.objective | Descrever mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar praticados no Ensino Fundamental público, por sistemas estaduais e municipais de educação. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1032 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This document describes mechanisms and practices for the correction of students’ flux at the Public Elementary Education schools, implemented at state and municipal educational systems. The information here presented was a result of a Workshop about the Mechanisms of Correction of Students Flux, organized by Ipea, with the objective of systematizing concepts and methodology regarding such practice, as viewed by experts in the area, as a means to subsidize a research project related to such programs. The themes developed in the Workshop are organized in the following aspects: i) the context of discussion on the mechanisms of students’ flux correction; ii) data about Brazilian education; iii) conceptual and methodological aspects related to mechanisms for the correction of age-grade distortion; iv) experiences of correction of age-grade distortion; v) basic issues related to the evaluation of mechanisms of student’s flux correction; vi) conclusions and suggestions; and vii) final recommendations. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1032.pdf | 159.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.