Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1887
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.other | Soares, Sergei (Sugestões) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-03T19:27:16Z | - |
dc.date.available | 2013-10-03T19:27:16Z | - |
dc.date.issued | 2007-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1887 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe-se a discutir a relação que se estabelece entre educação superior e desenvolvimento, no contexto societário brasileiro. Desse modo, inicia-se com a análise da produção científico-tecnológica no Brasil e da formação de quadros técnico-profissionais destinados aos setores de serviços públicos e produtivo, ao largo das duas últimas décadas. Em seguida, apresenta um conjunto de indicadores relativos à oferta e demanda por educação superior no País. Aborda ainda aspectos relacionados à avaliação de desempenho das redes de ensino, ao financiamento aos estudantes e aos gastos federais com esse nível de ensino. A partir das análises acerca desses temas, foi possível delinear alguns desafios que se colocam para a educação superior, no intuito de ampliar sua contribuição para o desenvolvimento da nação brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Desafios da educação superior e desenvolvimento no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1287: Desafios da educação superior e desenvolvimento no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges of higher education and development in Brazil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 32 p. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento societário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção científico-tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação técnico-profissional | pt_BR |
ipea.description.objective | Contribuir para o debate acerca do papel e das perspectivas da educação superior, frente ao imenso e complexo desafio de se promover o desenvolvimento da sociedade brasileira. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1287 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The purpose of this study is to discuss the relations between higher education and development in the context of the Brazilian society. Thus, it begins with the analysis of scientific and technological production in Brazil as well as the preparation of professionals required by the public and private productive sectors during the last two decades. Furthermore, it presents indicators concerning supply and demand for higher education in Brazil. It also covers the evaluation of the performance of higher educational system, financial aid for students and federal expenditure for this level of education. From the analysis related to these subjects, it was possible to outline some challenges for the higher education area to increase its contribution to the development of the Brazilian nation. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1287.pdf | 186.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.