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dc.contributor.authorSoares, Ricardo Pereira-
dc.contributor.authorCampos Neto, Carlos Alvares da Silva-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1995-2005pt_BR
dc.date.accessioned2013-10-04T14:26:02Z-
dc.date.available2013-10-04T14:26:02Z-
dc.date.issued2006-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1901-
dc.description.abstractNeste trabalho, busca-se analisar se os valores de pedágio das rodovias a serem operadas por meio de concessões e de Parcerias Público-Privadas (PPPs) poderão situar-se acima do necessário para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Por isso, neste estudo, analisam-se os procedimentos que determinam a tarifa inicial do pedágio – considerando-se a lógica da tomada de decisão do investidor privado – e levanta-se a sistemática prevista para reajuste e revisão do valor do pedágio. Para tanto, utiliza-se como referência a experiência das rodovias “pedagiadas”, a qual mostra que as tarifas de pedágio apresentaram crescimento real no período analisado (1995-2005). No estudo, conclui-se que deve haver uma melhor combinação das três variáveis importantes – tarifa, prazo e demanda (fluxo de veículos) – para assegurar a justa remuneração da concessionária e o menor ônus para o usuário. Sugere-se, portanto, que os processos licitatórios sejam definidos a favor das empresas que apresentarem a melhor combinação entre o menor valor presente de receita de pedágio (tarifa versus fluxo de veículos) e o menor prazo da concessão.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDas concessões rodoviárias às parcerias público-privadas: preocupação com o valor do pedágiopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1186: Das concessões rodoviárias às parcerias público-privadas: preocupação com o valor do pedágiopt_BR
dc.title.alternativeRoad concessions to public-private partnerships: concern for the value of the tollpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical41 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPedágiospt_BR
dc.subject.keywordRodoviaspt_BR
dc.subject.keywordParcerias Público-Privadas (PPP)pt_BR
dc.subject.keywordTarifas de pedágiopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar se os valores de pedágio das rodovias a serem operadas por meio de concessões e de Parcerias Público-Privadas (PPPs) poderão situar-se acima do necessário para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1186pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

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