Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1933
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0417.pdf996.96 kBAdobe PDFView/Open
Title: De ônus a bônus: política governamental e reformas fiscais na transformação do Estado brasileiro
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 417: De ônus a bônus: política governamental e reformas fiscais na transformação do Estado brasileiro
Liens and bonds: government policy and fiscal reforms in the transformation of the Brazilian State
Authors: Varsano, Ricardo
Abstract: A evolução das contas governamentais desde a década de 70 mostra uma progressiva deterioração das finanças públicas e uma tendência ao crescimento dos gastos ditos rígidos (pessoal; transferências de assistência e previdência; e juros). Após o Plano Real, verifica-se apreciável elevação da receita pública acompanhada, no entanto, de crescimento ainda maior das despesas. Ao desequilíbrio existente, deve-se acrescer uma enorme demanda reprimida por gastos, principalmente na área social e em investimentos para repor e ampliar a infra-estrutura econômica, implicando necessidade de forte ajuste e profundas mudanças institucionais. O artigo discute a direção desejável da política governamental e das reformas necessárias para transformar o Estado brasileiro de modo que ele possa voltar a cumprir seu papel de agente do desenvolvimento e apresenta uma avaliação sumária das propostas de reforma ora em tramitação no Congresso Nacional.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros
Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.