Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1943
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
td_0435.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Título: O financiamento do Banco Mundial ao Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural do Nordeste (PAPP)
Título(s) alternativo(s): Texto para Discussão (TD) 435: O financiamento do Banco Mundial ao Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural do Nordeste (PAPP)
The funding from the World Bank to support the Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural do Nordeste (PAPP)
Autor(es): Soares, Ricardo Pereira
Resumo: O estudo analisa a sustentabilidade dos projetos implantados pelo Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural do Nordeste (PAPP), financiados após a sua reformulação em 1993, nos estados de Pernambuco, do Piauí e do Rio Grande do Norte, e o custo financeiro dos empréstimos do BIRD. Os dados necessários à análise do desempenho dos projetos foram coletados em campo, por meio de entrevistas realizadas com os membros da comunidade. Setenta e cinco pesquisados com aplicação de questionários. A pesquisa de campo captou o fraco resultado do PAPP – constatou que 57% dos projetos concluídos estavam em operação, e que este percentual diminuía para 46%, quando se consideravam exclusivamente os projetos produtivos. Uma conclusão preocupante é a de que somente 16% dos projetos produtivos teriam perspectivas satisfatórias de sustentabilidade. Esses resultados são, em parte, explicados pela formulação do programa, que promove a atomização das ações e a pulverização dos recursos, sem contemplar investimentos prévios na organização e treinamento das comunidades rurais. Atua como agravante dessa situação o reduzido quadro técnico responsável pela implementação estadual do programa. Esses ingredientes facilitaram o aparecimento e a propagação da figura do intermediário. A análise do fluxo financeiro constatou um pequeno saldo de recursos externos efetivamente ingressados no país, inferior a 20% do total do empréstimo. Verificou-se que isso acontece em virtude de os desembolsos do BIRD ocorrerem em doses homeopáticas, e as amortizações dos empréstimos, estimados entre 11,68% e 13,44% a.a., situam-se bem acima dos valores esperados
Detentor dos direitos autorais: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Termos de uso: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Tipo: Texto para Discussão (TD)
Aparece nas coleções:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Desenvolvimento Regional: Livros



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.