Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDe Negri, Fernanda-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialChinapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-17T12:35:29Z-
dc.date.available2013-10-17T12:35:29Z-
dc.date.issued2005-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1951-
dc.description.abstractAproximadamente metade das exportações brasileiras dirigidas ao mercado chinês são formadas por produtos agrícolas e extrativistas. Mesmo nas exportações da indústria de transformação, é muito grande a participação de produtos de menor valor agregado, como commodities e produtos de baixa intensidade tecnológica. A pauta de exportações para a China é, portanto, muito menos intensiva em tecnologia que são as exportações totais do Brasil. A partir desse quadro, este trabalho procura traçar um perfil tecnológico e competitivo das firmas industriais brasileiras que vendem seus produtos para o mercado chinês, a fim de explicar as razões do baixo valor agregado desses produtos. Nota-se que as firmas industriais inseridas no mercado chinês são, em média, mais competitivas, eficientes e inovadoras que o conjunto das firmas exportadoras brasileiras. Conclui-se, portanto, que o baixo valor agregado da pauta de exportações do Brasil para a China deve-se a outros fatores que não a pouca competitividade das firmas brasileiras inseridas naquele mercado.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO perfil dos exportadores industriais brasileiros para a Chinapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1091: O perfil dos exportadores industriais brasileiros para a Chinapt_BR
dc.title.alternativeThe profile of the Brazilian industrial exports to Chinapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical22 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordExportações brasileiraspt_BR
dc.subject.keywordMercado chinêspt_BR
dc.subject.keywordPerfil tecnológicopt_BR
ipea.description.objectiveTraçar um perfil tecnológico e competitivo das firmas industriais brasileiras que vendem seus produtos para o mercado chinês, a fim de explicar as razões do baixo valor agregado desses produtos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão (TD) 1091pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractAbout half of the Brazilian exportations to the Chinese market are primary products. Even in the manufactured products, the share of low added value products – as commodities and products of low technological intensity – is very great. Therefore, the structure of Brazilian exports to China is much less technological intensive that the structure of total Brazilian exports. So, this paper looks to trace a technological and competitive profile of the Brazilian industrial firms that sell its products in the Chinese market, in order to explain the reasons of the low value added of these products. It is noticed that the Brazilian industrial firms that export to China are more competitive, efficient and innovative that the rest of Brazilian exporting firms. One concludes, therefore, that the low aggregate value of the structure of exports to China is due to other factors that not to little competitiveness of the Brazilian firms in the Chinese market.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1091.pdf241.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.