Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLavinas, Lena-
dc.contributor.otherBarros, Flavio (Colaboração)-
dc.contributor.otherMarinho, Helvio (Colaboração)-
dc.contributor.otherDuarte, Marcio (Programação)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-11-06T16:38:01Z-
dc.date.available2013-11-06T16:38:01Z-
dc.date.issued2001-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2064-
dc.description.abstractA participação feminina no mercado de trabalho tem aumentado de forma linear e praticamente alheia às flutuações da atividade econômica. Muitas razões podem explicar esse comportamento mais favorável às mulheres do que aos homens no que tange à expansão do seu nível de ocupação. Os resultados desta pesquisa evidenciam que o diferencial de gênero que capacita as mulheres a disputarem espaço no mercado de trabalho com mais sucesso do que os homens é seu nível médio de escolaridade mais alto (37%) e seu patamar de remuneração (25%), ainda inferior. Entretanto, seu maior “grau de empregabilidade” se deve à dimensão de gênero. É como se as habilidades “femininas” ou um certo tipo de atributo pessoal credenciado pela dimensão de gênero, hoje fortemente demandados pela “nova economia”, somados a vantagens objetivas (escolaridade e menor custo de contratação), permitissem às mulheres realizar ganhos de diferencial sumamente importantes.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEmpregabilidade no Brasil: inflexões de gênero e diferenciais femininospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 826: Empregabilidade no Brasil: inflexões de gênero e diferenciais femininospt_BR
dc.title.alternativeEmployment in Brazil: gender inflections and female differentialpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical24 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEmpregabilidade femininapt_BR
dc.subject.keywordParticipação femininapt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar o aumento da participação feminina no mercado de trabalho considerando aspectos como empregabilidade, credenciamento e habilidades.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 826pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractFemale labour force participation has been increasing at a constant and continuous rate, irrespective of the fluctuations in the rate of overall economic growth. There are many reasons to this trend and to the fact that it has favored female occupational rates rather than male. As indicated by this study, a major reason for having female workers being more successful in having access to jobs results from their higher level of schooling together with lower remuneration. But ultimately the higher level of employability of females is also largely due to features/ capabilities/capacities/ associated to gender. It is as if personal “female” attributes, valued by the new economy, worked jointly with their educational and remuneration advantages to place them in a relatively better and upwarding position in the labour market.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_826.pdf185.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.